Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Indústria de Defesa

Em nova fase, Programa Estratégico Guarani contempla aquisição de outros modelos de viaturas blindadas

Luiz Padilha por Luiz Padilha
02/04/2019 - 00:25
em Indústria de Defesa
7
638
compartilhamentos
4.6k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Com o surgimento de novos blindados no cenário internacional, como o Centauro II, o Pátria AMV, o Boxer, o Piranha V, o Pandur II, o Mobile Combat Vehicle e o Stryker, bem como com a desejada transformação da Infantaria e modernização da Cavalaria, tornou-se necessário dotar a Força Terrestre com material de emprego militar à altura dessas modernas viaturas que passaram a equipar exércitos ao redor do mundo. Como exemplo, a tropa, até então tendo como viatura blindada de reconhecimento o Cascavel 6×6 equipado com torre manual e canhão 90 mm, passará a dispor de viatura 8×8, com desejável maior mobilidade tática e estratégica, e também com maior poder de fogo, tanto pela torre estabilizada que possuirá, quanto pelo canhão 105 mm expansível para 120 mm, além de moderna eletrônica embarcada, que permite novas capacidades no campo de batalha.



Para tanto, durante a LAAD 2011 (Feira Internacional de Defesa e Segurança), Defence & Security, o Exército Brasileiro divulgou a Nova Família de Viaturas Blindadas, cujo desenvolvimento está em curso. O primeiro protótipo finalizado e apresentado ao público foi chamado de “Guarani”, e assim foi nominada toda a família de blindados que foi criada. Trata-se de viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) destinada a equipar a recém-criada Infantaria Mecanizada e a modernizar a Cavalaria Mecanizada, capaz de levar até 11 militares, oferecendo vantagens operacionais, como maior proteção blindada e antiminas.

O Exército Brasileiro estabeleceu parceria com a sólida empresa multinacional Fiat-Iveco que, em sua fábrica em Sete Lagoas, Minas Gerais, está incumbida dessa nobre missão, contando sempre com o suporte técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército, que mantém, permanentemente, engenheiros militares seus acompanhando o trabalho da empresa. A presença militar vem a ser importantíssima e mais do que necessária para que se adquira, com a Iveco, o know-how de produção, que “ao longo do caminho” tem sido desenvolvido. Oportuno aqui frisar que o chamado know-how é abrangente, completo, suficiente para produção, muito além de mero pacote de dados técnicos que, sem o respectivo know-how, de nada serve.

VBR-MR 8×8

A primeira viatura nascida dessa parceria de sucesso foi a VBTP, cujo protótipo se encontra avaliado pelo Centro de Avaliações do Exército. O lote-piloto dessa viatura foi produzido em série, com pouco mais de 300 viaturas, que já foi, inclusive, entregue, para a satisfação da tropa pelo Brasil afora.

No final de 2018, foi concluído, pela Diretoria de Fabricação do DCT, um estudo preliminar de viabilidade, com vistas à obtenção da Viatura Blindada de Reconhecimento, Média sobre Rodas, VBR-MR 8×8 105 mm, expansível para 120 mm, estudo esse já submetido à apreciação do DCT e do Estado-Maior do Exército para a definição dos próximos passos, no sentido de dotar a Força com esse imprescindível material de emprego militar. Nesse contexto de novos desenvolvimentos, esforços estão sendo envidados no sentido de obter a Viatura Blindada Especial de Engenharia – Média sobre Rodas e a Viatura Blindada de Combate Morteiro – Média sobre Rodas.

A Família Guarani possui, também, uma subfamília leve. São veículos 4×4, como a Viatura Blindada Multitarefa – Leve Sobre Rodas; Viatura Blindada de Combate Anticarro – Leve sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Observador Avançado – Leve Sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Guerra Eletrônica – Leve Sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear – Leve Sobre Rodas; Viatura Blindada Especial Radar – Leve Sobre Rodas. O primeiro veículo será a Viatura Blindada Multitarefa – Leve sobre Rodas. Trata-se de uma viatura 4×4, dotada de elevada proteção blindada e antiminas, elevada mobilidade tática e estratégica, apta a desempenhar grande diversidade de missões. A viatura será obtida por nacionalização, a ser conduzida pelo DCT.

O programa da Nova Família de Blindados do Exército Brasileiro prevê a fabricação de viaturas nas seguintes versões: Viatura Blindada de Reconhecimento – Média sobre Rodas, conforme estudo preliminar de viabilidade citado; Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas; Viatura Blindada de Combate Morteiro – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial Posto de Comando – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Comunicações – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Central de Direção de Tiro – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial Ambulância – Média Sobre Rodas, que possui dois tipos (Resgate e Tratamento Intensivo); Viatura Blindada Especial de Engenharia – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Desminagem – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial Lança-Ponte – Média sobre Rodas; Viatura Blindada de Combate Antiaérea; Viatura Blindada Especial Escola – Média Sobre Rodas; Viatura Blindada Especial Oficina – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Defesa QBRN – Média Sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Socorro – Média sobre Rodas.

O contrato entre o Exército Brasileiro e a Iveco prevê a fabricação de cerca de 1.580 viaturas blindadas nos próximos 20 anos.

Fonte: DF



Tags: Exército BrasileiroGuaraniIVECOVBR-MR 8x8
Notícia Anterior

LAAD 2019 - Savis expõe soluções para monitoramento e proteção de fronteiras

Próxima Notícia

LAAD 2019 - Grupo Akaer desenvolve câmera de alta resolução para nano satélite

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Exército

O apoio de DQBRN do Exército Brasileiro ao Paraguai

20/01/2021 - 18:54
Indústria de Defesa

IMBEL-Sig Sauer: nacionalização da pistola P320 tem anuência do Exército Brasileiro

18/12/2020 - 10:01
Exército

1º Regimento de Cavalaria Mecanizado adestra sua tropa em transposição de curso d´água com o blindado Guarani

23/11/2020 - 12:17
Carregar mais
Próxima Notícia

LAAD 2019 - Grupo Akaer desenvolve câmera de alta resolução para nano satélite

Comentários 7

  1. jose luiz esposito says:
    2 anos atrás

    O Guarani 8X8 viria com um canhão 105 para depois aceitar o 120 . Não sei porque isso , vamos investir em uma arma para depois gastarmos mais dinheiro em sua troca , investimento no definitivo ,o 120 !

    Responder
  2. paulo rosa ferreira says:
    2 anos atrás

    qual a quantidade de viaturas 8×8 o exercito pretende ter

    Responder
  3. Tomcat4.0 says:
    2 anos atrás

    E que venha o Guarani 8×8 e os familiares 4×4 .

    Responder
  4. Gelson says:
    2 anos atrás

    Bom dia,
    se isto se concretizar e se a velocidade for um pouco maior do que a do programa Guarani 6×6 (a maioria dos veículos nem a torre recebeu ainda – UT30br), aí se começará a montar a infantaria do EB.
    Falta ainda um IFV sobre lagartas, que poderia ter sido o Marder I alemão mas, perdeu-se a oportunidade…
    Talvez agora com a aproximação dos EUA algum “iluminado” consiga negociar alguns Bradley para começar a montar alguma coisa mais parecida com uma infantaria moderna no EB. Pois, doutrina não se adquire com jogos de computador…

    Responder
  5. Andre says:
    2 anos atrás

    Padilha existe um jogo chamado Metal Gear Solid V em que o personagem usa esses dois tipos de viaturas blindadas, inclusive tem missões chamadas “Eliminar unidade de viatura blindada” e “Eliminar unidades de tanques” onde o protagonista usa essas viaturas e enfrenta outros blindados.
    Estou dizendo isso porque ele ajuda a entender como é a operação no campo de batalha, embora no jogo eles não transportem tropas apenas usa a arma e o fator deslocamento. Você pode dispara um canhão de 105mm até para destruir um helicóptero mas a precisão é difícil.
    Outro destaque do jogo são os armamentos manuais do personagens que vai desde pistola d’água até Javelin e outros sistemas teleguiados. Fuzis e metralhadoras dos mais variados tipos não poderiam faltar um jogo desses – todos personalizáveis (atualmente chamado “costumáveis” – o inglês está em tudo). Você pode equipar com armamentos russos ou ocidentais.

    Responder
  6. Cleber says:
    2 anos atrás

    Os FN da MB poderiam adquiri-los em grande quantidade também em complemento aos Piranhas .

    Responder
  7. Eduardo Ramos says:
    2 anos atrás

    Com essa nova versão 8X8 equipada com um canhão 105 ou 120mm muito superior a viatura Cascavel com canhão de 90mm, países que utilizam esse veículo principalmente aqueles que não possuem divergência ideológica poderiam substituir o cascavel por essa nova versão, Paraguai, Suriname entre outros poderiam adquiri lós

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Mário Polverine em ASPIRANTEX 2021: O A-4 Skyhawk da Marinha em ação
  • João Domingues em Navio-Patrulha “Guaíba” realiza “Passex” com navio da Guarda-Costeira dos Estados Unidos
  • WELLINGTON RODRIGO SOARES em Navio-Patrulha “Guaíba” realiza “Passex” com navio da Guarda-Costeira dos Estados Unidos
  • RENAN em NPaOc “Araguari” realiza ações de presença nos Arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo
  • Luiz em ‘Cutter’ da US Coast Guard chega ao Rio de Janeiro
  • WELLINGTON RODRIGO SOARES em NPaOc “Araguari” realiza ações de presença nos Arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo
  • Wilson Look em Nota de Esclarecimento da FAB sobre o cancelamento da licitação do Boeing 767 300ER (2020)




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola

Docksta CB90 HSM – Uma embarcação multifunção para diferentes Marinhas

Privatização da Nuclep: o PROSUB corre risco?











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval