Empresas espanhola e americana realizam seminário de segurança militar e de defesa com a Marinha do Brasil

F 101 Fragata Álvaro de Bazán

A empresa espanhola NAVANTIA e a companhia americana LOCKHEED MARTIN, em parceria com a Embaixada da Espanha e da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, organizaram no dia 14 de maio no Clube Naval de Brasília, o seminário sobre segurança militar e defesa: “FRAGATA AEGIS: Uma solução exitosa para Marinha do Brasil, no âmbito do programa internacional do Ministério da Defesa (PROSUPER) de renovação dos navios de superfície da Marinha do Brasil.

No Seminário foi apresentado para as autoridades brasileiras, tanto civis como militares, o sistema FRAGATA F100 AEGIS da empresa espanhola NAVANTIA, que incorpora o sistema de combate AEGIS da companhia americana LOCKHEED MARTIN. Também ocorreram outras apresentações de representantes da empresa Indra, do Serviço Espanhol de Compensações industriais em Programas de Defesa, da Marinha Espanhola, de Loockheed Martin e da Marinha dos Estados Unidos.

O sistema AEGIS

O sistema AEGIS é o sistema de defesa naval mais avançado do mundo e permite aos navios que o possuem, ter clara supremacia nos combates antiaéreos. É o sistema de defesa de todos os navios da Marinha dos Estados Unidos e também da Espanha, Noruega, Austrália, Japão e Coreia do Sul, contando no total com mais de 100 navios em serviço.

A relação entre as companhias NAVANTIA e LOCKHEED MARTIN é antiga e exitosa, tendo construídas 13 fragatas AEGIS para a Espanha, a Noruega e Austrália, oito delas da classe F100. Na imprensa especializada, essas fragatas são consideradas como as melhores do mundo por sua capacidade de combate e sua avançada integração e automatização dos sistemas de controle do navio. Neste momento, a NAVANTIA e a LOCKHEED MARTIN têm em construção na Austrália, 3 FRAGATAS F100 AEGIS de ultima geração, esse é o modelo que seria oferecido ao Brasil para o programa PROSUPER.

Os Estados Unidos e a Espanha são o primeiro e o segundo investidores estrangeiros no Brasil.

FONTE: Navantia

Sair da versão mobile