Equipe transatlântica desenvolve conceito técnico para as capacidades de Vigilância e Controle no Futuro da OTAN

Munique – A Airbus Defence and Space juntamente com a Northrop Grumman Corporation e sete players industriais que formam a equipe ASPAARO (Atlantic Strategic Partnership for Advanced All-domain Resilient Operations) foram selecionados pelo NATO Support and Procurement Agency (NSPA) para realizar um dos três Estudos de Redução de Risco e Viabilidade (RRFS). Os estudos visam sugerir soluções técnicas para a Alliance Future Surveillance and Control (AFSC).

Em novembro de 2021, a Airbus com os subcontratados Northrop Grumman, BAE Systems (Reino Unido), Exence (Polônia), GMV (Espanha), IBM (EUA), KONGSBERG (Noruega), Lockheed Martin (EUA) e MDA (Canadá) apresentou uma proposta para NSPA descrevendo como essa equipe transatlântica abordaria as complexidades dos requisitos de capacidade futura da OTAN.

A seleção da equipe ASPAARO como parceiro de estudo representa um passo importante para dotar a OTAN de capacidades inigualáveis ​​de vigilância táctica, comando e controle para superar os desafios do futuro e substituir a atual frota do Sistema de Alerta e Controle Aerotransportado que chegará ao fim da sua vida útil por volta de 2035.

Nos próximos meses, a equipe da ASPAARO fará uma avaliação completa de um modelo de vigilância totalmente distribuído; refinar detalhes; avaliar a viabilidade, riscos e custos relacionados; e fornecer uma solução técnica recomendada com tecnologias comprovadas, padrões abertos e interfaces para os recursos de vários domínios que o AFSC deve fornecer.

“A Airbus está comprometida com uma cooperação duradoura com a OTAN e seus países membros no programa Alliance Future Surveillance and Control (AFSC). A atual situação de crise é um lembrete de que a vigilância, bem como as capacidades de vigilância e controle, são de importância fundamental para a defesa da Aliança. A Airbus Defence and Space está liderando a equipe ASPAARO que contribuirá para os Estudos de Redução de Risco e Viabilidade. O foco está em um sistema totalmente distribuído entre domínios para criar a solução mais confiável, resiliente e capaz para a futura vigilância e controle da OTAN”, disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space.

O presidente de Sistemas Aeronáuticos da Northrop Grumman, Tom Jones, enfatizou o compromisso da equipe da ASPAARO com a missão de segurança da OTAN. “A equipe ASPAARO reúne alguns dos melhores engenheiros, cientistas e gerentes de sistemas do mundo. A equipe está comprometida em oferecer soluções técnicas ideais para as futuras necessidades de vigilância e segurança de nossos clientes da OTAN.”

O resultado dos três estudos ajudará a OTAN e aliados individuais a tomar decisões informadas sobre o conceito técnico final do AFSC e a aquisição de sistemas de vigilância.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile