Exponaval 2018 – IrvinGQ apresentou 3ª geração do Floating Decoy System (FDS3)

Por Luiz Padilha

Exponaval 2018, Viña del Mar, Chile – Nesta edição da Exponaval, o Defesa Aérea & Naval esteve presente e dentre as novidades que vimos, uma nos chamou a atenção. Trata-se de um sistema de contramedidas para defesa de meios de superfície da empresa IrvinGQ, sediada no Reino Unido, uma empresa que conta com quase 100 anos de experiência.

A IrvinGQ Ltd é líder mundial no projeto e fabricação de refletores para proteção de navios. Os refletores navais (chamarizes), da empresa têm protegido os navios das principais Marinhas em serviço em todo o mundo desde 1986.

Os Srs. Matias Maloberti e Richard Morgan, representantes da empresa na feira, nos atenderam estande britânico e nos explicaram como funciona a 3ª geração do Floating Decoy System.

A 3ª geração do FDS, fornece uma camada essencial de contramedidas defensivas contra mísseis anti-navio guiados por Rádio Frequência, complementando outras contramedidas passivas e ativas de soft-kill e hard-kill de um navio.

Como é o funcionamento dos refletores FDS3

O aumento significativo do interesse pelo sistema pelas principais Marinhas, é devido a eficacia do FDS3 contra as ameaças em evolução, proporcionando um equilíbrio ideal entre custo e capacidade.

O FDS3 é formado por três superfícies refletoras mutuamente perpendiculares que produzem o meio mais eficiente de refletir os sinais eletromagnéticos recebidos, de radiofrequência ou o radar. Ao agrupar múltiplos refletores juntos em uma estrutura como o FDS3, é possível produzir uma seção transversal de radar densa e em massa (RCS) em 360 graus, o que dá uma resposta semelhante a um navio navegando na superfície do mar. Segundo o Sr Matias, o sistema FDS3 não deve ser menosprezado pelos usuários de mísseis antiaéreos RF, ao preço de verem seus mísseis anti-navio, obsoletos.

Sedução, Distração ou Confusão 

O FDS3 em determinadas condições de mar, pode permanecer eficaz por até 3 horas, permitindo que ele seja usado em modos de sedução ou distração / confusão, fornecendo ao comandante do navio, mais opções defensivas a partir de um único FDS3.

dependendo do estágio do voo do míssil, pode ser necessário o uso de 2 ou mais chamarizes FDS3, criando um alvo falso. Se for implantado antes do lançamento do míssil, o sistema produzirá uma confusão para o navio atacante determinar o alvo correto. Se implantado antes que o buscador do míssil entre em seu terminal ou na fase inicial, o FDS3 distrairá o buscador do navio. Em ambos os casos, o FDS3 será eficaz na proteção de um Grupo Tarefa por exemplo.

Se os mísseis anti-navio entrarem na sua fase terminal e ficarem “travados” ao navio, então o FDS3 é usado como um chamariz de sedução, seduzindo os mísseis travados que ainda estão longe do navio. No modo de sedução, a seção cruzada do radar (RCS) do chamariz se funde com o RCS do navio, de modo que o míssil vê o chamariz e o navio como um alvo. À medida que o navio se afasta do chamariz flutuante, o míssil permanece travado no RCS maior do chamariz.

Defesa em camadas

Normalmente, a defesa antimíssil envolve uma abordagem em múltiplas camadas, na qual mísseis superfície-ar atacam a ameaça do míssil mais cedo, apoiados por um conjunto de contramedidas para continuar protegendo o navio de quaisquer mísseis que possa ter escapado da camada hard-kill. O FDS3 é, portanto, uma camada essencial de soft-kill na defesa de modernos navios de guerra de superfície e é usado em conjunto complementando todas as outras contramedidas.

Plataformas e ajuste do tipo de navio

O FDS3 é adequado para corvetas, fragatas e destróiers, podendo também ser usado em outros tipos de plataforma, dependendo da configuração e da missão. A quantidade de lançadores normalmente utilizado é de quatro tubos de lançamento por navio, dois em cada bordo, embora os navios maiores ou com diferentes requisitos operacionais possam receber mais.

O FDS3 é uma estrutura inflável, lançada de um tubo de lançamento dedicado, inflando para produzir um RCS efetivo, segundos após o lançamento na superfície do mar. O sistema foi projetado para ser autônomo, sendo facilmente instalado, com fácil operação e baixa manutenção, não requerendo integração com o Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS) do navio embora isso seja possível, caso necessário. Outra característica importantíssima é que o FDS3 ainda pode funcionar para proteger o navio em emergência, mesmo se toda a energia do navio for perdida. 

Longa duração e proteção 360 ​​graus

Com seus 20 refletores de canto integrados, o FDS3 produz uma resposta de radar quase esférica, em 360 graus em todos os planos e sem pontos nulos. Isso protege o navio de mísseis seaskimmer ou de última hora em multi-frequências e sem conhecimento específico da ameaça de mísseis. A resposta RCS é densa e grande e se move na superfície do mar em um movimento semelhante a um barco. Diferente do joio, que pode se dispersar com o vento em poucos segundos, o FDS3 pode permanecer efetivo por até três horas dependendo do estado do mar e possui um temporizador automático de auto-deflação para afundar o chamariz sem mais envolvimento do navio.

Melhor que Chaffs

Os identificadores de Chaffs em mísseis modernos, podem identificar uma nuvem de chaff como um chamariz, o que, é claro, torna essa isca ineficaz contra esse míssil. No entanto, a resposta do radar produzida pelo FDS3 é imune a discriminadores de chaff e continua a proteger o navio, mesmo contra mísseis avançados discriminadores de resíduos. Apenas um chamariz FDS3 pode, portanto, proteger um navio do tamanho de uma fragata ou um destróier de múltiplos mísseis anti-navio, sem necessidade de nova semeadura. Uma vez que o FDS3 tenha sido lançado, nenhuma informação adicional do navio é necessária.

FDS3 ou MK59 como é designado na US Navy sendo rebocado pelo USS Ramage DDG 61

Os chamarizes flutuantes de refletor de canto da IrvinGQ têm protegido os navios de guerra da Royal Navy desde 1986 e a geração de produtos FDS3 está atualmente em serviço na Royal Navy, US Navy, Royal Canadian Navy e encomendado pela Royal New Zeland. O FDS3 na US Navy recebeu a designação MK59. O sistema é comprovado em todas as partes do mundo, em todos os climas e condições ambientais, fornecendo mais de 98% de disponibilidade durante sua vida útil instalada. Tal é a flexibilidade e robustez deste sistema que é capaz de operar até ao estado de mar 7.

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