Força Aérea Sueca comenta sobre reportagem da TV4 sobre o Gripen

Ontem, a TV 4 transmitiu uma matéria sobre o Gripen JAS 39, com a manchete – “Erro grave sendo silenciado”. Isso é gravemente enganoso.

Há cerca de um mês, a TV4 solicitou todas as edições da publicação “FlygDag”, de 2010 em diante. “FlygDag” é uma compilação de relatórios de desvios relevantes, emitida pela Aeronáutica quatro vezes por ano. Esta compilação, que é uma informação aberta, é parte essencial da cultura de segurança de voo aberto e confiante dentro da Força Aérea. Este tipo de relatório confiante e aberto, que, de jeito algum é “silenciado”, contribui fortemente para a alta segurança de voo e baixa taxa de falha demonstrada hoje pela Força Aérea Sueca.

O Gripen JAS 39 é um sistema tecnicamente complexo que está em constante atualização, da mesma forma que o software do sistema. Isso contribui para o fato de que o sistema tem grande potencial de desenvolvimento ao longo do seu tempo de vida, que por sua vez faz com que Gripen JAS 39 tenha um bom custo-benefício para as Forças Armadas e também haja grande interesse pelo sistema no mercado internacional.

O constante desenvolvimento e a introdução gradual de funcionalidades novas e avançadas no sistema Gripen JAS 39 às vezes significa que as limitações técnicas temporárias surgem em determinadas áreas. Isso é tratado pela Força Aérea, como com qualquer outro operador de aeronave militar ou comercial, por meio de restrições temporárias. Estas restrições temporárias visam manter o alto nível de segurança de voo, a fim de não pôr em risco a segurança de voo da Força Aérea, de outros operadores do ar ou de um terceiro.

As avarias que foram relatadas por TV4 são conhecidas pela Força Aérea e são corrigidas através do acima mencionado, e, neste contexto restrições limitadas. Treinamento e exercícios de atividade foram realizados em todas as partes principais. Ao longo do tempo, a Força Aérea tem e ainda está resolvendo suas funções, incluindo a preparação incidente, tal como foi decidido pelo Governo.

Autoridade reguladora da Força Aérea, o Military Flight Safety Inspectorate (FLYGI), não considerou necessário direcionar qualquer crítica de como a Força Aérea gerencia essas restrições temporárias. Em seu último relatório, o FLYGI escreveu:

“Os Inspetores de Segurança de Voo (FSI) avaliam que a segurança geral de voo atual é aceitável e não há tendências negativas claras. Em um sentido estatístico, é considerada boa, pois a taxa de acidentes no ano de 2014 é zero e o número de sérios incidentes é baixo. Além disso, as atividades de todos os operadores são caracterizadas por um nível de ambição elevada combinada com pessoal altamente qualificado”.

No geral, o Gripen JAS 39 é um sistema eficiente e seguro que resolve as missões da Força Aérea e na qual a Força Aérea tem grande confiança.

O original está no link: http://blogg.forsvarsmakten.se/flygvapenbloggen/2015/04/22/flygstabens-kommentarer-angaende-inslaget-i-tv-4/

Pronunciamento da SAAB:

A Saab, na Suécia, está ciente dos problemas relatados pela Força Aérea Sueca e enfatiza que medidas corretivas foram implementadas. Enfatizamos que o Gripen possui um dos sistemas de voo mais estáveis do mundo.

“NOTA DO EDITOR: O que foi relatado por este canal de TV é real, porém, relata problemas que ocorrem com diversos outros modelos de aeronaves também. Como citado na resposta acima, alguns casos são isolados, específicos em determinada aeronave. Não se pode e não se deve portanto, generalizar as situações que a emissora apresentou. Ressaltando a transparência com que a SAAB lidou com o fato.

Para o DAN, que teve a oportunidade de estar em Linkoping, junto com o ex-piloto naval, Comandante Sobral testando o Gripen, o que podemos afirmar é que o mesmo voou a 51 mil pés, quebrou a barreira do som, puxou Gs e não relatou nenhum problema como os relatados pela TV. Na aviação, as vezes algumas aeronaves são consideradas “temperamentais” (individualmente), e isso vale para qualquer tipo.

Finalizando, vale lembrar que os sistemas do Gripen E e do NG são diferentes dos modelos relatados pela TV sueca.”

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