Gripen E avança nos testes para o voo inaugural

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Desde o rollout do Gripen E, ocorrido em maio deste ano, o programa vem assistindo grandes progressos. As atividades de validação e verificação, como testes em equipamentos e simuladores foram realizados, e o período de teste de solo está em pleno andamento. O desenvolvimento baseado em modelo foi implementado e está sendo muito bem sucedido.

“Power on” e arranque do motor, são apenas dois exemplos de importantes marcos alcançados pelo programa que vem sendo realizados durante os últimos meses.

Com o Gripen E, a Saab tem posto em prática todo o conhecimento e experiência acumulados em mais de 75 anos de construção de aeronaves e o resultado é um caça inteligente, projetado para adaptar-se a evolução das ameaças e requisitos operacionais, como maiores áreas a defender (como no caso do Brasil) e novos cenários de ameaça.

O Gripen E tem um sistema de aviônicos revolucionário que garante que o futuro seja construído a partir do início. O sistema de aviônicos separa funções críticas dos Voos dos recursos táticos, permitindo que os clientes possam atualizá-lo (o sistema) e assim obter as mais recentes capacidades, com mais agilidade e com menores riscos.

Essas futuras atualizações, mudanças e funcionalidades, podem ser feitas através da adição de “apps”, sem a necessidade de requalificar todo o sistema.

“Nós estamos nos sentindo muito estimulados. A aeronave está respondendo muito bem a todas as atividades de testes e verificações. Desde o rollout em maio, temos alcançados grandes marcos, como o “start” da aeronave e do motor. O que falta para o primeiro voo é a qualificação do software para provar oficialmente, o que oficiosamente nos já sabemos através da quantidade de testes que realizamos”, disse Lars Ydreskog, Chefe de Operações da área de negócios de Aeronáutica.

A qualificação 

Agora, estamos testando o novo sistema de aviônicos no rig, o cockpit do Gripen já está conectado ao novo sistema de aviônicos.

“Este é o mais perto que você começa a voar do real, de modo que é um bom método de ensaio de missão para o piloto, o hardware e o software. Nós vemos que a abordagem da Saab do modelo baseado de desenvolvimento é muito útil nesta fase, porque eles são muito precisos, podendo desafiar o sistema de uma forma muito realista. Vemos uma estabilidade muito boa no nosso rig de aviônicos”, disse Hans Einerth, piloto de provas chefe da Saab.

A boa evolução do programa Gripen E permitiu a Saab tomar a decisão de realizar a qualificação completa da arquitetura do software do sistema, isso antes do primeiro voo com a primeira aeronave de teste, em vez de realizar a qualificação parcial como é de praxe na indústria aeronáutica.

“Nós estamos muito confiantes na nossa nova arquitetura de aviônicos. Estimulados pelos progressos do programa, vimos a oportunidade de nos qualificarmos para o padrão mais alto antes do primeiro voo. Isso não é visto normalmente na indústria de caças, mas decidimos seguir nesta direção, e estamos confiantes de que o caminho escolhido irá minimizar o risco e beneficiar o programa de teste de voo completo, garantindo uma plataforma de aviônicos totalmente estável, para quando o período de teste de voo começar”, completou Lars Ydre

NOTA do EDITOR: Segundo a Saab nos informou, o primeiro voo do Gripen E deve ocorrer no segundo trimestre de 2017.

FONTE: Saab
TRAUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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