Helicópteros UH-60A ‘Black Hawk’ revisados serão oferecidos no Brasil

A US Army (USA) UH-60L Black hawk Helicopter flies a low-level mission over Iraq during Operation IRAQI FREEDOM.

Por Luiz Padilha

A empresa americana Pera Inc. adquiriu 30 helicópteros Sikorsky UH-60A Black Hawk junto ao governo americano, e está realizando um retrofit total nessas aeronaves para disponibiliza-las no mercado brasileiro.

As aeronaves possuem 6.000 horas de voo e após o retrofit, poderão voar por mais 12.000 horas, segundo informações de Paulo Freire, da RONIC Internacional, representante da Pera Inc. no Brasil.

O preço estimado da aeronave é de USD 6,5 milhões na configuração básica de voo, que não incluem o traslado, peças sobressalentes e o programa de manutenção. As aeronaves disponíveis foram fabricadas entre 1979 e 1989, e utilizam motores GE-T-701 de 1.560 (SHP) cada.

Transferência ao cliente estimada entre de 120-150 dias após receber o Contrato de Assistência Técnica do Departamento de Estado Americano e a licença DSP-73 International Traffic Arms Regulation (ITAR) aprovada.

Mas quem são os potenciais clientes para essas aeronaves?

Segundo Paulo Freire, as aeronaves podem ser muito úteis junto as Policias Militares, pois possuem a robustez necessária para o uso em vigilância, apoio à operações militares, resgate e salvamento dentre outras funções.

Características do UH-60A Black Hawk após o retrofit:

• Rotor principal de quatro pás/rotor de cauda de titânio, resistentes à artilharia AAA até 23mm

• Capacidade para transportar 11 soldados equipados para combate ou 20 em modo assalto

• A aeronave é equipada com duas portas deslizantes de carga (uma em cada lado) e um gancho de carga externo capaz de suportar 8.000 libras (3.630 kg)

• O combustível é armazenado em dois tanques com capacidade de 362 galões, podendo ainda ser equipada com dois tanques auxiliares de 185 gal.

• O UH-60A é equipado com rádios VHF, UHF

• O UH-60A pode ser equipado para suportar uma variedade de armamento, está equipado com um sistema hidráulico redundante e aviônicos digitais

• Peso Bruto Máximo = 23.500 libras e velocidade máxima de 193 nós/ 222 mph, com autonomia de 350 milhas sem os tanques auxiliares.

A empresa tem 2 opções para oferecer aos clientes no Brasil, cabendo ao cliente optar pela opção que melhor atenda suas necessidades.

Opção 1

• Criação de um programa de apoio ​​ao cliente

• Realização de inspeções de aceitação, revisão de registros do histórico da aeronave

• Organização do vôo de traslado para instalação e manutenção

• Gerenciamento do programa e supervisão durante o processo de overhall

• Criação de logística para missão específica (civil ou militar)

• Aceitação final da aeronave pós overhall

• Ferry para transporte e entrega ao cliente

• Remontagem e testes de vôos

• Programa de logística de instalação, treinamento técnico de aeronaves e sistemas, publicações seguras

• Configuração do Programa de Garantia de Qualidade – PGQ

• Conduzir Operações com o Representante Comercial de Serviço de Campo (CFSR) por 6 Meses

OPÇÃO 2

• Criação de configurações específicas ao cliente (ex: resgate e salvamento, VIP, patrulha civil, usos da indústria e outros)

• Criação de Programa de Apoio H-60 ​​para o cliente

• Realização de inspeções de aceitação, revisão de registros dos histórico da aeronave

• Organização do vôo de Ferry para instalação e manutenção

• Gerenciamento de programa e supervisão durante o processo de overhall

• Criação de logística/lista de equipamentos de suporte em solo

• Aceitação final da aeronave pós overhall

• Ferry para transporte e entrega ao cliente

• Remontagem e testes de vôos

• Programa de logística de instalação, treinamento técnico de aeronaves e sistemas, publicações seguras

• Configuração do Programa de Garantia de Qualidade – PGQ

• Conduzir Operações com o Representante Comercial de Serviço de Campo (CFSR) por 6 Meses.

Após a escolha de uma das opções acima, o tempo necessário para a realização dos serviços e entrega da aeronave ocorrerá em aproximadamente 150 dias, já com toda a documentação.

Ainda segundo Paulo Freire, as aeronaves são capazes de receber blindagem para atuar em áreas mais “quentes”, onde a segurança da tripulação se faz necessária. Equipamentos eletrônicos específicos como radar e rádios de diferentes fabricantes, poderão ser instalados se o comprador desejar.

Com mais 12 mil horas de vôo disponíveis após o retrofit/overhall, sem dúvidas que o UH-60A passa a ser uma opção interessante, pois o custo de USD 6,5 milhões a unidade básica é bastante interessante, e ter aeronaves com estas capacidades voando nas Policias Militares do Brasil, sem dúvida aumentaria sobremaneira sua capacidade de atuação no área de segurança do país.

A aeronave para ser usada pela aviação civil no Brasil precisa ser certificada junto à ANAC.

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