Indra apresentou a versão não tripulada do P2006T MRI

Indra-P2006T MRI

A Indra apresentou no evento Maritime Reconnaissance & Surveillance, em Londres, a versão não tripulada de seu avião de vigilância marítima P2006T MRI. O anúncio foi feito pelo diretor geral de Defesa e Segurança da Indra, José Manuel Pérez-Pujazón. A companhia desenvolveu, dentro do projeto denominado pela empresa como Targus, a adaptação da aeronave, que já superou as provas de viabilidade e de demonstração experimental.

Neste modelo, a Indra trabalha na fase de certificação e provas do sistema. A companhia ofereceu à Xunta de Galicia (Governo Autônomo da Galícia, Espanha) a possibilidade de desenvolver estas atividades no centro de desenvolvimento de UAVs projetado nas instalações do aeródromo de Rozas, em Lugo.

O objetivo é colocar no mercado uma aeronave não tripulada a um custo muito competitivo, inferior aos seis milhões de euros por unidade. “Se trata de um sistema que oferecerá uma autonomia de voo de 12 horas, elevada capacidade de vigilância marítima e de busca e resgate, e um custo de operação e manutenção imbatível”, afirmou o diretor geral da companhia Pérez-Pujazón.

O P2006T MRI foi desenvolvido inicialmente pela Indra como uma solução de vigilância aeroportada de baixo custo baseada em um avião pequeno tripulado. Foi desenvolvido para complementar os sistemas de vigilância de costas que, como o SIVE (Sistema Integrado de Vigilância Exterior) no caso espanhol, foram desenvolvidos por diferentes países para a proteção e vigilância de suas fronteiras marítimas.

Por sua natureza, os sistemas de vigilância costeira oferecem uma cobertura eficaz da zona compreendida entre a linha de costa e as 20 ou 30 milhas de distância. Entretanto, os interesses econômicos dos países costeiros se estendem além desta distância, até o limite da zona marítima de exclusividade, situada a 200 milhas da linha da costa ou, em seu caso, até o ponto médio que separa as costas dos países.

Este último é o caso do mar Mediterrâneo, em que as vezes as distâncias entre as linhas da costa pertencentes a diferentes países configuram zonas marítimas de exclusividade situadas entre as cinquenta e oitenta milhas.

Um avião inteligente a custo acessível

O P2006T MRI está precisamente desenhado para cobrir a vigilância nestas regiões com um custo de operação muito reduzido comparado com o das aeronaves de vigilância marítima tradicionais. A miniaturização e redução de peso dos sensores radar, infravermelhos e Sistemas Automáticos de Identificação de Embarcações (AIS) requeridos para a missão permite sua instalação em aeronaves rápidas, desenhadas para a aviação esportiva e de baixo consumo.

Este é o caso do P2006T MRI da Indra, que com uma autonomia de seis horas em sua versão atual –autonomia que dobrará o novo sistema não tripulado-, um consumo de 32 litros de gasolina de automação por hora de voo e uns custos de manutenção extremamente reduzidos, permite a instalação e integração a bordo de um radar de varredura eletrônica Seaspray 5000E (equipamento padrão de arma aérea da Royal Navy) uma câmera visível e infravermelha de alta resolução, um sistema AIS, um radioenlace line of sight com um alcance eficaz de 180 milhas náuticas, e um terminal inmarsat. Este terminal é capaz de transmitir em tempo real o sinal radar a uma estação terrestre, vídeo visível e infravermelho, dados AIS e dados de navegação do avião, de maneira que sejam monitorados a partir do solo em tempo real.

Sobre a Indra

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia, consultoria e outsourcing do país. A multinacional conta com escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros, quatro softwares labs e possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado, que atendem os setores Financeiro, Energia e Utilities, Telecomunicações, Administração Pública e Saúde, Indústria, Transporte e Tráfego e Defesa e Segurança.

A Indra, presidida por Fernando Abril-Martorell, é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia da América Latina e Europa. A companhia é parceira tecnológica global para as operações em negócios-chave de seus clientes. Oferece soluções de negócio, serviços de Tecnologia da Informação e sistemas integrados para clientes em todo o mundo. A Indra tem um modelo de negócio diferenciado, baseado em suas próprias soluções (cerca de 65% do total de sua receita em 2014) com clientes líderes em seus setores e regiões estratégicas. No exercício de 2014 registrou receita de 2,9 milhões de euros, 39 mil profissionais, presença local em 46 países e projetos em mais de 140.

FONTE: CDN

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