INS ‘Vikramaditya’ suspende para o segunda fase de mar

O Porta-Aviões da Marinha indiana, INS Vikramaditya, foi liberado para realizar testes no Mar de Barents, para os ensaios da segunda fase de mar, como parte de sua modernização pelo estaleiro russo Sevmash, segundo informações do capitão Vadim Serga, da Frota do Norte, nesta segunda-feira.

O Vikramaditya, ex-Admiral Gorshkov, está terminado uma longa modernização, com consecutivos atrasos do estaleiro Sevmash, na península de Kola. O navio foi extensivamente modificado para STOBAR (Short Take Off But Arrested Recovery) afim de operar com os caças MiG-29K da avião naval indiana, bem como recebendo novos sistemas de defesa aérea, comunicações e de navegação.

“O Vikramaditya está realizando a segunda fase de testes de mar, durante o qual o navio vai colocar em uso seus principais sistemas, como o de energia principal e secundário, comunicações e sistemas de navegação “, disse o capitão Serga.

O navio está sendo operado por uma tripulação da Frota do Norte, muitos dos quais com experiência em operações com o porta-aviões Admiral Kuznetsov. Também a bordo estão especialistas do estaleiro Sevmash e oficiais da marinha indiana.

Índia e Rússia assinaram um acordo de US$ 947 milhões em 2005 para a compra do navio-aeródromo, mas a entrega já foi adiada duas vezes, elevando o custo do navio para US$ 2,3 bilhões.

FONTE e FOTO: RIA Novosti
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile