Lockheed Martin oferece F-16 Block 70 à Índia apelidado de “F-21”

Uma concepção artística do novo F-21 (Crédito de imagem: Lockheed Martin).

Por David Cenciott

O “novo” F-21 chamou a atenção no Aero India 2019. A Lockheed Martin acaba de lançar o novo jato que a gigante norte-americana de defesa está oferecendo à Índia, em resposta à RFI (Request For Information) da Força Aérea da Índia para 110 caças, com valor superior a 15 bilhões de dólares.



Apelidado de F-21 e introduzido pelos slogans “Make in India” e “India’s Pathway to F-35”, a aeronave seria construída localmente em parceria com a Tata Advanced Systems da Índia.

“O F-21 é diferente, por dentro e por fora”, disse Vivek Lall, vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Lockheed Martin Aeronautics, em comunicado. No entanto, a aeronave, que seria “especialmente configurada para atender aos requisitos exclusivos da Força Aérea Indiana e integrar a Índia ao maior ecossistema de aeronaves de combate do mundo, com a companhia de defesa mais proeminente do mundo”, parece ser um F-16 Block 70, uma atualização de configuração do F-16V, “o caça de 4ª geração mais avançado tecnologicamente do mundo” que fez seu primeiro voo em 16 de outubro de 2015, que é uma evolução da comprovada ML-F-16 Mid-Life Update e Common Configuration Improvement Program (CCIP),  já lançado na Índia no passado.

 

Os upgrades do Block 70 incluem um radar AESA (Active Electronically Scanned Array), um subsistema de aviônica moderno baseado em COTS, o AN / APX-126 Advanced IFF, o Joint Helmet Mounted Cueing System II, CFT ( Tanques de combustível conformais), e um barramento de dados de alto volume e alta velocidade, além de outros recursos de linha de base, como link de dados Theatre Link-16, Sniper Advanced Targeting Pod, armas avançadas, navegação GPS de precisão e sistema automático de prevenção de colisão no solo (Auto GCAS) .

Uma das atualizações mais interessantes do Block 70 para os F-16s da linha de base é o avançado radar AESA APG-83 da Northrop Grumman, que permite maiores faixas de detecção e rastreamento, múltiplos tracks alvo (20-plus tracks), alta resolução Synthetic Maps de Radar de Abertura (SAR) para operações de precisão de todos os ambientes, intercaladas entre ar-ar e ar-superfície, para melhorar a consciência situacional, a eficácia operacional e a capacidade de sobrevivência, proteção eletrônica robusta para operações em ambientes densos de radio-freqüência (RF). Curiosamente, o APG-83 é derivado da família Northrop Grumman de radares AESA de grande sucesso de 5ª geração, APG-77 do F-22 e APG-81 do F-35, fornecendo assim as capacidades de radar ao F-16, das plataformas de 5ª Geração com hardware e comunalidade de software com os radares AESA do F-22 e do F-35.

O APG-83 AESA, conforme descrito no folheto Lockheed Martin “F-16 Block 70 for India”. (ilustração LM)

A configuração do cockpit também mudou muito. O proposto pelo upgrade do F-16 Block 70 foi uma evolução do cockpit do Viper, linha de base com o HUD (head-up display), dois monitores grandes no painel frontal e um CPD de vídeo colorido de alta resolução (Center Pedestal Display). Em vez disso, baseado no vídeo de lançamento da Lockheed Martin, o F-21 terá um HUD grande-angular e um Display de Aviação de Grande Área muito semelhante ao usado pelo F-35.

O cockpit de vidro F-21. (Captura de tela do vídeo de lançamento do LM F-21).

O F-21, em outras palavras, a mais alta especificação F-16, competirá com outras 7 aeronaves para o novo caça da IAF, mais ou menos o mesmo que competiu em uma tentativa anterior de fornecer 126 aeronaves de combate à IAF, conhecido como Medium Multi Role Combat Aircraft (MMRCA), um programa bastante longo e complexo descartado em 2015 e substituído por um acordo do governo com a França para a compra de 36 jatos Rafale.

O cockpit do F-35 (Crédito da imagem: LM)

Veja como as 7 aeronaves que responderam à RFI da Força Aérea da Índia para 110 caças estão presentes na AeroIndia 2019.

Quais são as chances do Lockheed Martin F-21 um dia entrar em serviço com a Força Aérea Indiana?

Difícil de dizer. Como já foi explicado em uma entrevista ao site de defesa indiano premiado LiveFist, os grandes programas de aquisição são, na maioria das vezes, liderados pela política e pelo preço, e não pela capacidade e desempenho. Além disso, a contratação aeroespacial indiana já provou ser caótica e ineficiente, e com vários candidatos antigos e novos envolvidos em uma venda potencial de vários bilhões de dólares e um novo procedimento de seleção longo à frente há um risco significativo de ver um MMRCA “recarregado”: um procedimento de contratação sem fim com negociações subseqüentes similares àquelas que levaram à falha do MMRCA original v1.0.

Dito isto, vários anos se passaram desde a primeira tentativa, e a Força Aérea Indiana não pode esperar mais tempo para se livrar de seus jatos MiG-21 e MiG-27 da era soviética e retornar a um número de esquadrões mais próximos do famoso e mágico número de 42 desejados pela Comissão de Segurança do Gabinete.

Então, vamos esperar e ver o que acontece desta vez.

FONTE: The Avionist

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



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