Marines vão fazer tour pela América do Sul a bordo do USS ‘América’ LHA-6

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Marines irão ajudar a testar as capacidades do novo navio de assalto anfíbio da Marinha americana, o USS América LHA-6, em seu trânsito inaugural do estaleiro no Mississippi, contornando a América do Sul em direção a sua nova casa no Pacífico. Eles vão fazer várias escalas para treinar com parceiros militares ao longo do caminho .

Uma companhia de fuzileiros formarão o Special-Purpose Marine Air-Ground Task Force Southern Command, e irá navegar a bordo do navio de assalto anfíbio. O USS América vai partir do estaleiro em Pascagoula, Mississipi, para a Califórnia, afim de se juntar à Frota do Pacífico.

“Nós estamos indo para embarcar um Special-Purpose MAGTF, com alguns MV-22 Ospreys e fuzileiros navais, e seguir ao redor da América do Sul fazendo um trabalho de engajamento com nossos parceiros “duradouros” e mostrar o que temos aqui”, disse o Brig. Gen. David Coffman comandante do Corpo de Fuzileiros Navais Forças do Sul ao Marine Corps Times.

SPMAGTF-SUL (Special Purpose Marine Air-Ground Task Force), será composta por cerca de 250 fuzileiros navais que irão juntar-se uma tripulação de 1.100 marinheiros para o trânsito, disse o tenente-comandante, Mike Cody, porta-voz da 4 ª Frota da US Navy. Eles deverão suspender por volta de julho e a viagem completa vai demorar cerca de dois meses.

O USS América é um navio de assalto anfibio com capacidade de operar com diversos modelos de helicóptero. Construído para aumentar a capacidade da aviação em operar os futuros caças  F-35B Joint Strike Fighter e os Ospreys em qualquer tempo. O América substitui o ultrapassado navio da classe Tarawa.

“Esta é uma versão diferente de um LHA, por isso há um grande interesse em verificar o quão diferente ele é, como vamos empregá-lo e quais as suas capacidades e limitações”, afirmou Coffman. “Estamos felizes em receber a primeira Comissão e colocar um pouco de sabor ar-terra com a  força-tarefa da Marinha nele e poder operar com a aviação da Marinha a bordo.”

O Cabo Horn, na ponta sul da América do Sul, é conhecido por seus mares revoltos. Ao sul do Chile e da Argentina, eles poderão encontrar fortes ventos de oeste, muitas vezes um vendaval que é conhecido como o “Roaring Forties” porque é a 40 graus de latitude.

Escalas confirmadas durante o trânsito incluem, Chile e Colômbia, dois parceiros fundamentais na realização da unidade, segurança e estabilidade no Hemisfério Ocidental, disse Cody. Podem ser adicionados mais países, dependendo de agendamento e convites por parte dos governos da nação anfitriã, disse ele.

“O nome da viagem de trânsito, é “América Visita as Américas”, celebrando a importância das parcerias entre os Estados Unidos e os países da América Central e do Sul “, disse Cody.

O Contra-almirante Sinclair Harris, comandante da Naval Forces Southern Command e 4 ª Frota, disse que as nações parceiras são sensíveis à ideia de parceria com os marinheiros e fuzileiros navais durante este trânsito. A Colômbia será uma de suas primeiras paradas, disse ele.

“Eles estão passando por uma transformação com o Corpo de Fuzileiros Navais”, disse ele. “Muitas dessas nações olham para a Marinha dos Estados Unidos como um modelo do que é um corpo de fuzileiros navais, e essa viagem será importante para que possam ver como fazemos as coisas, em diferentes escalas.”

Os fuzileiros navais dos EUA vão participar de um exercício em parceria com o Chile, disse Harris, que descreveu como uma “grande engajamento” com a marinha chilena e Corpo de Fuzileiros Navais.

Em 2012, mais de 1.100 fuzileiros navais participaram de 13 dias do exercício Américas, que reuniu as forças armadas de sete países sul-americanos, alguns dos quais têm uma história de disputas políticas com os seus vizinhos. O exercício foi organizado pelo MARFORSOUTH na Flórida, e o Chile foi um dos países que participaram.

Como o Corpo de Fuzileiros Navais também sofreu cortes no orçamento, deixando os comandos menores como o SOUTHCOM, o Comando conta com a inovação, para levar a cabo as suas missões da melhor forma possível, e manter a presença dos EUA com as nações que compartilham objetivos similares em seu próprio hemisfério, disse Coffman.

“Nós nos preocupamos com essa parte do mundo”, afirmou Coffman. “Temos grandes parceiros aqui que são parceiros de longa data, que também têm capacidade anfíbia, e queremos continuar a desenvolver a nossa capacidade de operar com eles e trabalhar com eles quando estamos fazendo as mesmas coisas. “

Harris concordou, e disse que a mensagem é especialmente importante como outros países olham para construir ou manter relações com algumas dessas nações.

“É a nossa parceria que não podemos perder”, disse Harris. “A China e a Rússia estão prestando atenção. Irã, em menor escala, mas certamente a China e a Rússia, têm navios e aeronaves aqui e eles estão certamente prestando a atenção. “

Oficiais do SOUTHCOM, levantaram preocupações para os legisladores sobre a diminuição dos recursos para o comando devido a cortes orçamentais. O general John Kelly, chefe de Comando Sul, disse aos membros do Congresso, em fevereiro, que mais toneladas de cocaína, heroína e outras drogas podem cruzar a fronteira para os EUA a cada ano por causa dos déficits orçamentários, que obrigaram os militares a reduzir esforços de interdição.

Kelly enfatizou que o comando não precisa de grandes navios anfíbios, apenas os que podem acomodar um helicóptero. Harris destacou este ponto, especialmente porque a Marinha planeja se aposentar seis fragatas envelhecidas em Mayport, Flórida, até o final de 2015. Isso vai ser um golpe duro, ele disse, porque os LCS – Littoral Combat Ships, não estarão prontos até lá .

Até os LCS chegarem ao seu comando, pronto para operar, Harris disse que vai continuar a inovar para realizar missões.

A Marinha aceitou a entrega do USS América do estaleiro, Huntington Ingalls Industries, em 10 de abril.

FONTE: Navy Times – Gina Harkins 

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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