O Ministro de Material de Defesa autraliano, Jason Clare, anunciou a chegada em Adelaide, do primeiro dos três radares que irão equipar os novos destróieres da Classe Hobart (Air Warfare Destroyers-AWD).
“O radar AN/SPQ-9B está localizado no mastro principal dos destróieres e pode acompanhar mais de 200 contatos simultâneos e com um alto nível de precisão”, disse Clare.
“Vai ser usado para procurar e rastrear alvos imediatamente acima da superfície do mar, tais como aeronaves a baixa altitude, veículos aéreos não tripulados e mísseis. A Royal Australian Navy é a primeira, fora US Navy, a receber o radar fabricado pela Northrop Grumman, comprado pelo governo australiano, via FMS, a um cuto unitário de US$ 10 milhões.”
“Este é um marco importante no Projeto AWD, que envolve a construção de três navios de guerra. Os novos navios são baseados em um design comprovado da Marinha espanhola. Quando concluída, a AWD vai ser um dos navios de guerra mais capazes da sua categoria no mundo.Cada AWD terá capacidade anti-aérea, antissubmarino e anti-superfície, bem como será equipado com um helicóptero orgânico.”
A construção das AWDs envolve a fabricação de 90 blocos separados, 30 para cada navio, bem como três blocos adicionais para o sonar.
Cinco blocos já foram entregues pela Williamstown shipyard, em Melbourne, com mais outros 12 previstos para serem entregues este ano pelos estaleiros Williamstown, Newcastle e Espanha, incluindo o bloco de sonar para o HMAS Hobart.
O software de armas e o de sistemas de armas já foram recebidos e o sistema de combate está atualmente sendo testado nos Estados Unidos.
Até o final de 2013, 34 blocos deverão ser concluídos e o trabalho já terá começado no terceiro navio da classe, o HMAS Sydney, assim como o treinamento das tripulações.