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Home Indústria de Defesa

Marinha do Brasil vai realizar o Batimento de Quilha do NPa ‘Magé’

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
12/12/2013 - 09:05
em Indústria de Defesa
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Classe Macaé

No dia 19 de dezembro de 2013, nas dependências do Estaleiro Ilha S/A – EISA, em cerimônia a ser presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), ocorrerá o Batimento de Quilha do NPa Magé, quarto Navio-Patrulha da série de 5 navios contratados pela Diretoria de Engenharia Naval a este Estaleiro.

O NPa Magé faz parte de uma série de 27 navios a serem construídos a partir do projeto desenvolvido pela empresa francesa “Constructions Mécaniques de Normandie” – CMN, e possuem as seguintes características:

-Comprimento total: 54,20 m;
-Boca moldada: 8,00 m;
-Calado máximo: 2,48 m;
-Deslocamento carregado: 500 t;
-Velocidade máxima mantida: 21 nós;
-Tripulação: 35 + acomodações extras para 8; e
-Armamento: 1 canhão de 40 mm e 2 metralhadoras de 20 mm.

Os dois primeiros navios da classe, encomendados ao estaleiro INACE, o NPa Macaé e NPa Macau, já foram transferidos para o Setor Operativo e encontram-se em plena operação, protegendo a Amazônia Azul, nas Águas Juridicionais do 1º e 3º Distritos Navais, respectivamente.

O NPa Magé será o 6º navio-patrulha da Classe Macaé. Os navios desta Classe recebem nomes de localidades litorâneas, iniciadas com a letra “M”, obedecendo a localização dentro da região dos Comandos Distritais onde irão operar, no caso do NPa Magé, o 1ºDistrito Naval.

Esses navios se destinam ao patrulhamento das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), devendo executar diversas tarefas, dentre elas a de, em situação de conflito, efetuar patrulha para a vigilância e defesa do litoral, de áreas marítimas costeiras e das plataformas de exploração/explotação de petróleo no mar e contribuir para defesa de porto; e, em situação de paz, promover a fiscalização que vise ao resguardo dos recursos do mar territorial, da zona contígua e zona econômica exclusiva (ZEE), de repressão às atividades ilícitas (pesca ilegal, contrabando, narcotráfico e poluição do meio ambiente marinho), contribuir para a segurança das instalações costeiras e das plataformas marítimas contra ações de sabotagem e realizar operações de busca e salvamento na área de responsabilidade do Brasil.

O EISA – Estaleiro Ilha S/A venceu a licitação para a construção do segundo lote de Navios-Patrulha, ao qual se integra o NPa Magé, se comprometendo, com isso, a investir na sua capacitação tecnológica para construir navios militares, gerando empregos e contribuindo para o fortalecimento da industria de material de defesa.

Os dois primeiros navios, NPa Maracanã e NPa Mangaratiba, tem previsão de incorporação em 2014 e os demais em 2015.

Tags: Classe MacaéDGMMDiretoria Geral de Material da MarinhaEISAMarinha do Brasil
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Comentários 7

  1. Marco says:
    8 anos atrás

    Poderia ter velocidade de Corveta como nosso outro Napa de 200tons 26 nós.

    Responder
  2. Rodrigo Coelho says:
    9 anos atrás

    O 5 DN assim ficaria as minguas….

    Responder
  3. Marcelo says:
    9 anos atrás

    E ainda na minha opinião ainda falta mais navios NPaOc para a MB , e ainda falta o porta aviões nosso funcionar direito. e Ainda algumas unidades de detroyers , teriamos uma marinha perfeita ! kkkkkk Para isso ocorrer termos que torcer que a nossa economia volte a crescer entre 4 a 7,5% nos proximos anos. Ações para isso ja estão sendo feitas, estão começando a olhar mais para nossa infra-estrutura e tentar diminuir o gargalos , com algumas concessões. E acho ainda que o Brasil precisa melhorar o sistema ferroviário pois precisamos dessa malha caso houver guerra de transferir tropas e materiais belicos atraves dela

    Responder
  4. Marcelo says:
    9 anos atrás

    Também acho RL kkkkk, mas ja vejo um progresso nessas construções. O Brasil precisa mandar pelo menos uns 10 pra região do Amazonas , 10 na área de Salvador até o RN .. e o resto ficar no RJ fazendo ronda do ES até SP. Ja no Amazonas deveria fazer rondas por ali nas fronteiras alguns e outros ir ate o CE, além de aumentar o numero de navios fluviais para andar nos rios levando progresso para os ribeirinhos da regiao

    Responder
  5. Marcelo says:
    9 anos atrás

    Ótima notícia para nossa MB !! Depois disso eles poderiam melhorar nossa área naval no Nordeste e no Norte!

    Responder
    • RL says:
      9 anos atrás

      Marcelo, concordo.
      Poderiam inclusive tomar base pelo mesmo projeto e desenvolver patrulhas para os nossos rios, em toda a extensão de nossas fronteiras.

      Agora, tem coisas que eu não entendo.

      O total de encomendas são de 27 unidades.
      Horas, porque não arredondar para 30. rsrs

      Responder
    • justin oliveira says:
      9 anos atrás

      O problema é que a MB só olha p/ o próprio umbigo ou seja se concentra em 80% no rio de janeiro .INFELIZMENTE.

      Responder

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