Marinha realiza batimento de quilha do Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco”

Cerimônia de batimento de quilha do  Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco”
Cerimônia de batimento de quilha do
Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco”

O Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos, presidiu a cerimônia de Batimento da Quilha do Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) “Rio Branco”, no dia 23 de abril, nas dependências da Indústria Naval do Ceará (INACE), estaleiro construtor, em Fortaleza (CE).

O evento contou com as presenças do Comandante do 3° Distrito, Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa; do Diretor de Engenharia Naval, Vice-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana; do Diretor-Presidente da Inace, Antônio Gil Fernandez Bezerra; e do Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Rogério Guedes, e foi marcado pelo ato simbólico de “martelar” a quilha, herança dos tempos em que a fixação era feita por pregos, ação executada pelo Diretor-Geral do Material da Marinha e que representa o “nascimento” da embarcação.

A construção do NHoFlu está inserida no Projeto de Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e o Serviço Geológico do Brasil, sob coordenação do Censipam, órgão subordinado ao Ministério da Defesa.

O projeto tem como propósito realizar o Levantamento Estratégico Integrado para Amazônia, visando cobrir os “vazios cartográficos” da região. Coube à Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Hidrografia e Navegação, coordenar o Subprojeto de Cartografia Náutica, de modo a apresentar, como produto final dos trabalhos, cartas náuticas da Bacia Amazônica atualizadas na escala de 1:100.000. A Marinha apresentou a necessidade de novos navios para execução dos levantamentos hidrográficos e foi contemplada com recursos para a obtenção de cinco meios, sendo quatro Avisos Hidroceanográficos Fluviais e um Navio Hidroceanográfico Fluvial.

Ao NHoFlu “Rio Branco” serão atribuídas as tarefas de levantamentos hidroceanográficos, as coletas de dados ambientais, atualizações contínuas de cartas e as publicações náuticas. O meio naval poderá atuar, também, em apoio aos órgãos governamentais na Defesa Civil, em ações de socorro e ações cívico-sociais.

A Marinha, representada pela Diretoria de Engenharia Naval, e o Estaleiro Inace assinaram, em 05 de dezembro de 2012, o contrato para a construção NHoFlu “Rio Branco”, primeiro navio integralmente projetado pelo Centro de Projetos de Navios, da Força. O navio ficará sediado em Manaus (AM) e subordinado ao Com9ºDN, sua entrega está prevista em 18 meses.

Sair da versão mobile