MBDA, Dassault e Thales tiveram vendas extraordinárias em 2023 e projetam mais para este ano

Caça Rafale com mísseis Scalp

Por Christina Mackensie

PARIS – Três das principais empresas de defesa da França obtiveram resultados recordes para o exercício de 2023 e, apesar de alguns desafios da cadeia de suprimentos, parecem bem preparadas para o futuro com os principais pedidos de clientes.

Thales, Dassault Aviation e MBDA conduziram seus eventos anuais com investidores nas últimas duas semanas, com as três empresas anunciando coletivamente receitas de 27,7 bilhões de euros (US$ 30,3 bilhões) em 2023, um enorme avanço para o setor de defesa da França. As empresas também reivindicam € 101,7 bilhões (US $ 111 bilhões) em atraso de pedidos, confirmando estatísticas recentes do Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo que as exportações de armas da França aumentaram 47% entre 2019 e 2023, em comparação com o período anterior de cinco anos.

Éric Béranger, CEO da MBDA, disse na quarta-feira que 2023 foi um “ano extraordinário”, com 4,5 bilhões de euros (US$ 4,93 bilhões) em receitas e 9,9 bilhões de euros (US$ 10,8 bilhões) em ordens, 10% no “já excepcional” 2022. O grupo de fabricantes de mísseis Franco, Britânico, Italiano e Alemão tem um atraso de pedidos no valor de 28 bilhões de euros (US$ 30,6 bilhões), dos quais 50 % são para seus cinco mercados domésticos e o restante da exportação.

Béranger disse que 2022 foi um “despertar” com a invasão da Ucrânia pela Rússia, que combinou com os “eventos dramáticos” no Oriente Médio em 2023, apontando para uma “mudança fundamental no mundo, onde a força está mudando os direitos internacionais.”

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a empresa descobriu que “brutalmente, o tempo importa”, disse Béranger, enfatizando que “estamos muito conscientes das necessidades de nossos clientes para acelerar”. O grupo está analisando todos os seus produtos, principalmente a defesa aérea terrestre, “para ver como agora podemos levar em consideração esse fator de tempo”.

Como exemplo, ele apontou para o fato de que um míssil ASTER antes de 2022 levou 42 meses da ordem à entrega, a empresa espera reduzir isso para 10 meses até 2026. Ele também observou que a MBDA conseguiu responder a requisitos operacionais urgentes da França e do Reino Unido para integrar os mísseis Storm Shadow e Scalp “sob aeronaves que não foram feitas para eles, em questão de semanas ”em vez dos anos que levaria antes de 2022.

Para cumprir suas metas de produção, o grupo investirá “pelo menos” € 2,4 bilhões (US$ 2,6 bilhões) nos próximos cinco anos, dobrando a produção em sua fábrica de Bolton, Reino Unido, ampliando edifícios na Itália e dobrando o tamanho da linha de montagem final na França, disse Béranger.

Fábrica da MBDA em Bolton-UK

A Thales, em 5 de março, registrou receitas de € 18,4 bilhões (US$ 20,1 bilhões), um aumento de 7,9% em 2022. O setor de defesa e segurança registrou vendas de € 9,8 bilhões (US$ 10,7 bilhões), um aumento de 7% no número de 2022, enquanto os pedidos aumentaram 1%, para € 14,14 bilhões (US$ 15,5 bilhões). A empresa recebeu 17 pedidos no valor de mais de € 100 milhões (US$ 109,5 milhões) e possui um novo acionamento recorde de € 35 bilhões (US$ 38,3 bilhões), um aumento de 14%. “Isso fornece visibilidade a longo prazo”, observou Patrice Caine, CEO da Thales.

Éric Trappier, CEO da Dassault, falando um dia depois, disse que os 4,8 bilhões de euros (US$ 5,3 bilhões) nas receitas que a Dassault registrou em 2023 foi “um dos melhores [totais] de todos ) registrado em 2022, quando a empresa vendeu mais seis Falcons e mais um Rafale do que em 2023. Ele possui um backlog de pedidos de € 38,5 bilhões (US$ 42,2 bilhões), o que equivale a 10 anos de trabalho.

Olhando para o futuro, Trappier disse que havia perspectivas de mais exportações do caça Rafale, mas, como sempre, se recusou a ser atraído por onde estes poderiam estar. Ele especificou, no entanto, que, apesar de a Alemanha ter aumentado seu embargo para o Eurofighter ser exportado para a Arábia Saudita, a Dassault continuava a “trabalhar com a Arábia Saudita e, principalmente, com sua Força Aérea”. Ele acrescentou que “também estamos trabalhando duro com eles sobre o pedido de que a indústria local esteja envolvida”.

Trappier, que geralmente não evita criticar a Comissão Europeia, disse que “se alegrou” no anúncio de 5 de março da Comissão sobre o lançamento de uma Estratégia da Indústria de Defesa Européia (EDIS) que, disse ele, mostrou uma percepção de que a indústria de defesa da Europa precisa colocar sua casa em ordem. Mas ele alertou “entre a realização e a realidade de construir uma indústria de defesa européia, levará muitos anos e até muitas décadas”.

Béranger disse que deu as boas-vindas a essa “iniciativa positiva que vai ajudar” porque “está claramente declarando uma ambição e isso é importante”. Ele disse que quer que o EDIS possa superar os obstáculos.  “Se a ambição estiver clara, vamos progredir”. Ele disse que era importante para os EDIS dar uma definição exata do que isso significava por “European procured”, enfatizando que para ele isso significava que a indústria européia mantinha a autoridade de design, ou seja, a capacidade e o direito de conceber, projetar e fazer produtos “ sem perguntar a mais ninguém.

No entanto, nem tudo são rosas, pois os soluços da cadeia de suprimentos estão prejudicando a Thales e a Dassault.

Para a Thales, a cadeia de suprimentos de chips de computador e componentes mecânicos está causando alguns problemas “que estamos solucionando procurando outros fornecedores e pedindo antes do tempo”, disse Caine.

Falcon e Rafale sobre a França

Como existe apenas uma linha de produção para as aeronaves de caça Rafale da Dassault Aviation, ela foi menos impactada por esses soluços da cadeia de suprimentos do que o Falcon, que a empresa produz não apenas como jato empresarial, mas também como uma aeronave de patrulha marítima, que tem várias linhas de produção.

Trappier explicou que a Dassault depende de uma rede de fornecedores, alguns dos quais são muito pequenos, altamente especializados na produção de uma única parte do Rafale, por exemplo. “Nós os ajudamos enviando parte do nosso povo para aconselhá-los e também pagando-os antecipadamente para que possam pagar seus funcionários”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Breaking Defense

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