MBDA e PGZ da Polônia assinaram contrato de US$ 4,9 bilhões para sistema de defesa aérea de próxima geração

Míssil CAMM-ER da MBDA

Por Lee Ferran

Varsóvia – As principais indústrias de defesa do Reino Unido e da Polônia finalizaram hoje um acordo histórico de mais de 4,9 bilhões de dólares para desenvolver um sistema de defesa aérea de alcance aumentado de “próxima geração” para a Polônia, uma medida que o Ministério da Defesa britânico associou à invasão da Ucrânia pela Rússia.

“A empresa britânica MBDA assinou o subcontrato com a empresa de defesa polonesa PGZ, em um programa que fornecerá às forças polonesas um sistema aprimorado de defesa aérea baseado em terra, capaz de lançar mísseis para enfrentar ameaças aéreas, como mísseis de cruzeiro e jatos de combate, em alcances de mais de 40 quilômetros”, disse o Ministério da Defesa em um comunicado. “Reforçando o desenvolvimento da segurança e da defesa para ambos os países da NATO, o acordo é o maior acordo comercial entre o Reino Unido e a Polônia.”

O Reino Unido disse que o acordo produzirá mais de 1.000 mísseis modulares antiaéreos comuns de alcance estendido (CAMM-ER) e mais de 100 Lançadores (Land Ceptor). Em Abril, a MBDA e a estatal PGZ fecharam um acordo semelhante de 2,4 bilhões de dólares para defesas aéreas de curto alcance, que o Reino Unido saudou na altura como o “maior programa europeu de aquisição de defesa aérea de curto alcance na OTAN”.

Hoje, o Ministério da Defesa do Reino Unido disse que o novo acordo irá “reforçar a segurança europeia na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia”.

O programa de defesa aérea, denominado NAREW, será possível em parte depois que a MBDA e a PGZ concluíram os termos para a “transferência sem precedentes de tecnologias e conhecimentos essenciais” da empresa britânica para sua contraparte polonesa, disse a MBDA em comunicado.

“A escala e a ambição do NAREW são verdadeiramente impressionantes, construir um escudo de defesa aérea polonês utilizando os nossos mísseis da família CAMM e nossos lançadores que protegerão a totalidade dos céus da Polônia”, disse Eric Béranger, CEO da MBDA. “A transferência de tecnologia na NAREW será transformadora para as capacidades soberanas de armas complexas da Polônia, e estamos profundamente orgulhosos da confiança depositada em nós pela Polônia e entusiasmados com o futuro da nossa parceria com os onze membros do Consórcio PGZ-NAREW.”

Sistema Land Ceptor, lançando um míssil CAMM-ER da MBDA

A assinatura do acordo é o mais recente marco importante num acordo alcançado em 2021 entre Londres e Varsóvia para as duas cooperarem na futura defesa aérea da Polônia, durante o qual o sistema CAMM da MBDA já foi selecionado para o programa.

Míssil CAMM sendo fabricado pela MBDA na Inglaterra

“A Grã-Bretanha e a Polônia têm estado historicamente lado a lado contra uma série de ameaças e continuarão a aprofundar a nossa parceria”, disse o secretário da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace. “Este acordo representará uma mudança radical na nossa cooperação de defesa com a Polônia e abrirá caminho para que as nossas forças armadas operem ainda mais estreitamente.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Breaking Defense

 

Sair da versão mobile