Míssil MBDA Exocet MM40 B3c é lançado com sucesso

A Marinha Francesa realizou com sucesso o disparo da última geração do míssil Exocet da MBDA, o MM40 B3c, a partir da Fragata FREMM DA Alsace (D 656) no centro do teste de mísseis da DGA na Ile du Levant, em 20 de setembro de 2023.

O Exocet MM40 B3c é a última geração da família Exocet de mísseis antinavio da MBDA para integração em uma ampla variedade de plataformas, incluindo navios de superfície, submarinos, caças, helicópteros e a partir baterias costeiras. Versões anteriores do Exocet estão em serviço em várias marinhas ao redor do mundo.

A geração B3c se baseia nas sucessivas melhorias introduzidas no Exocet ao longo do seu tempo serviço. O MM40 B3c inclui todas as características pelas quais o Exocet é reconhecido, em particular a sua capacidade de ser empregado em qualquer condição de clima e elevada flexibilidade de utilização. Além disso, este último míssil incorpora uma nova tecnologia de busca e do desenvolvimento de novos algoritmos projetados para atender aos mais recentes requisitos operacionais da guerra antinavio.

O CEO da MBDA, Eric Béranger, disse “ Estou extremamente orgulhoso do sucesso deste disparo de avaliação operacional do Exocet MM40 B3c, realizado a partir da FREMM Alsace, que prova as novas capacidades da última geração do míssil, cujos principais desenvolvimentos o mantêm na vanguarda num contexto de alta intensidade. O Exocet é um verdadeiro símbolo da MBDA e este sucesso é mais uma prova da habilidade e excelência técnica do pessoal da MBDA. Gostaria também de agradecer à DGA e à Marinha Francesa por este bem sucedido lançamento”.

A MBDA continuou a desenvolver o Exocet desde que entrou em serviço. Isto permitiu que o míssil se adaptasse às novas condições do campo de batalha, mantendo ao mesmo tempo sua capacidade excepcional em qualquer condição de clima. O Exocet MM40 B3c é a resposta da MBDA aos novos teatros de operações com um espectro de ameaças em evolução, em particular combates de alta intensidade em ambientes complexos de guerra eletrônica.

FONTE: MBDA

Sair da versão mobile