Navantia protegerá os seus estaleiros com sistemas anti-drone da Gradiant

Navantia em Ferrol

A Navantia equipará os seus centros de produção em Ferrol, na baía de Cádiz e no cais de Cartagena, com novos sistemas anti-drone da empresa galega Gradiant. O contrato assinado na semana passada no valor de 813 mil euros (com impostos incluídos), inclui o fornecimento de um sistema transportável para cada um dos três estaleiros da empresa pública.

O objetivo principal é reduzir o risco de intrusão aérea nas instalações. De acordo com as especificações do contrato, o sistema deve:

A Gradiant apresentou a melhor relação custo-benefício

A aquisição de sistemas anti-drone é um dos pontos do novo Plano Diretor de Segurança Industrial lançado pela Navantia no âmbito do projeto Estaleiros 4.0 em curso. Este plano visa melhorar e modernizar o atual sistema de vigilância perimetral para adaptá-lo a novos requisitos, especialmente incluindo a interoperabilidade com sistemas futuros, como a Plataforma Digital.

Das quatro propostas apresentadas, a Gradiant teve a melhor relação custo-benefício, de acordo com o anúncio da concorrência. Os requisitos baseiam-se no seguinte: com uma distância entre o drone e o piloto de um quilômetro, é necessária a detecção do drone em coordenadas GPS com uma precisão de 200 metros e a mesma precisão do piloto. A altura de vôo deve ser detectada com uma precisão de dez metros e o tempo de detecção deve ser inferior a um segundo a partir da entrada dos requisitos de distância.

Cada sistema será composto por um equipamento de detecção de RF, um equipamento de detecção do alvo detectado (opcional), um equipamento de cancelamento de drones e um contêiner transportável com capacidade para guardar o equipamento e montar o sistema,incluindo uma estação de operação.

FONTE: Infodron

Sair da versão mobile