Navio Patrulha Oceânico ‘L’Adroit’ (P 725) visitará o Rio de Janeiro

L'Adroit

O navio deverá estar no Rio de Janeiro na próxima semana, quando seu comandante o capitão de fragata Nicolas Guiraud receberá a bordo o Embaixador da França, Sr. Laurent Bili.

Fruto de uma colaboração inovadora, iniciada em 2011, entre a Marinha nacional francesa e DCNS, o navio-patrulha oceânico L’Adroit, construído com capital próprio da DCNS, foi colocado à disposição da Marine Nationale por uma duração inicial de três anos. O acordo entre a DCNS e a Marine Nationale foi reconduzida por duas vezes por uma duração de 1 ano cada, levando o final de disponibilização em proveito da Marinha para o dia 31 de julho de 2016.

O navio-patrulha oceânico L’Adroit tem capacidade de cumprir todas as missões que incumbem a um navio-patrulha : vigilância marítima, proteção da ZEE/aproximações marítimas, luta contra a imigração clandestina, policiamento das pescas, luta contra os tráficos ilícitos (NARCOPS/NARCÓTICOS) e contra a pirataria, emprego de forças especiais (locais específicos e alojamentos disponíveis para até 27 passageiros) e remoção de nacionais.

Navio inovador em numerosas áreas de atuação, como sistema de lançamento na água das embarcações, convés 360°, mastro fixo único, tripulação reduzida (32 tripulantes). Ele permite alimentar as reflexões do alto comando sobre capacidades no âmbito do programa BATSIMAR (acrônimo: Navios de Vigilância e de Aproximações Marítimas). Trata-se de uma plataforma de testes dos equipamentos e novos conceitos.

Único navio da Marinha nacional francesa atualmente apto a operar com o drone S-100 (Schiebel), o L’Adroit permitiu experimentar o SERVAL, cujo objetivo era definir as características do futuro sistema de drone tático da Marinha nacional francesa e elaborar seu conceito de emprego.

Totalmente aprovado conforme o atesta sua capacidade notável de disponibilidade, o L’Adroit navegou principalmente no arco da crise, além do estreito de Malaca e no mar da China, ou ainda no Golfo da Guiné.

Totalizando 530 dias de missões, foi integrado em CTF150, em missão contra pirataria ATALANTA ou ainda em missões de vigilância marítima e de policiamento das pescas no canal do Moçambique ou no mar Mediterrâneo (missão « Thon Rouge » (Atum vermelho).

Ao final de quatro anos de utilização pela Marinha nacional francesa, o navio está presente em “combat proven”, apresentando-se como vitrine da DCNS voltada para a exportação das corvetas do tipo Gowind, para as quais contratos já foram efetivados com o Egito e em particular com a Malásia, após a passagem do navio-patrulha .

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Comprimento: 87 m
Boca: 11,7 m
Deslocamento: 1.500 t
Calado: 3,2 m

Autonomia

Velocidade máxima: 21 nós – 4.500 nm – 9 dias
Velocidade de patrulha: 12 nós – 7500 nm – 27 dias
Velocidade econômica: 10 nós – 9200 nm – 39 dias
Área coberta em 24 horas com velocidade de patrulhamento: 8000 nq².

Meios de coleta de dados/informação

Radar de vigilância combinada ar/superfície: SCANTER 4102
Radar de vigilância superfície: SCANTER 6002
Dois radares de navegação: THEMYS
Guerra eletrônica: THALES
Vigilância ótica/infravermelha: EOMS NG e FLIR
Sistema de combate POLARIS/ligação de dados táticos (L11)/ADS-B/warship AIS
Capacidade de recepção de uma célula de reforço SIC (testada e validada em operações)

Meios de comunicação

Satélite: Inmarsat, Syracuse III; Acesso às redes IP: Internet, Intradef, Intraced (SIC 21); Rádio: 1 V/UHF, 2 UHF, 2 HF, 2 VHF Marine, 1 VHF AERO, 1 PR4G, L11.

Meios de ação

Zodiac 90CV – 08 lugares;

Zodiac Hurricane 935 10 lugares – 45 nós, equipado com radar, optrônico TV/IR dia/noite ou

Zodiac Hurricane 780 06 lugares – 30 nós

FONTE: Consulado da França

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