Novo LHD da Marinha Australiana começa a tomar forma

Australian-Navys-New-LHD-Takes-Shape2

O Sistema Enerpac – instalado pela Universal Cranes para construção do novo LHD (Landing Helicopter Dock), da Royal Australian Navy, em curso em Williamstown, Victoria – está sendo introduzido na Australia para melhorar o desempenho e a segurança de guindastes em diversos projetos de carga pesada, incluindo a construção, engenharia, hidráulica, mineração e energia, petróleo e gás, manufatura e fabricação de metal, construção naval e segurança.

Universal Cranes integrou o sistema com um guindaste sobre esteiras de 600 toneladas, como parte do gerenciamento de projeto e engenharia para a consolidação de blocos de aço de 164-300 toneladas do convés do primeiro dos navios sendo construídos pela BAE Systems Australia (LHD).

Os quatro blocos de aço, com centros de gravidade variáveis, irão tornar-se as torres de controle de operações no convoo do HMAS Canberra, embarcação que dá nome a classe, composta por duas unidades de 28 mil toneladas, que entrarão em serviço em 2014 (HMAS Canberra) e 2015 (HMAS Adelaide), respectivamente.

Tendo como base o LHD espanhol Juan Carlos I, os papéis dos LHD serão embarcar, transportar e desembarcar um contingente de até 1.160 soldados, através de helicópteros e embarcações de desembarque. Eles também serão um meio extraordinário para a realização ou apoio a missões humanitárias.

A BAE Systems Australia é a contratante principal para o projeto, incluindo a fabricação da superestrutura em Williamstown (Melbourne) e Henderson (WA), e consolidação navio no estaleiro Williamstown.

O sistema SyncHoist ENERPAC envolvido na construção do HMAS Canberra possui capacidade de manobrar vertical e horizontalmente usando um guindaste, sendo empregado nesse projeto para alinhar o bloco de modo que o guindaste pode descê-lo.

Empregando hidráulica inteligente para monitorar e orientar cilindros de dupla ação Push-Pull, de 700 bar em quatro pontos de elevação acima de cargas, o sistema SLS SyncHoist pode ser usado para o posicionamento pré-programado, inclinação e alinhamento de cargas, equilíbrio e determinando o seu centro de gravidade. Em aplicações particulares (embora esta função não foi necessária no elevador BAE), o sistema pode também ser usado para reduzir o risco de danos a partir de movimentos do guindaste, e oscilações de cabo de aço devido à arranques e paradas repentinas.

O engenheiro de cargas pesadas da Universal Cranes, Nick Morris disse que, por causa do tamanho do navio, o uso de guindastes tradicional e opção doca seca não eram viáveis. A grua Demag CC2800-1 foi equipada com uma lança principal de 72m para elevação Superlift (SSL) e posicionada para trabalhar a partir do Pier Nelson, adjacente ao navio atracado.

“Para permitir o posicionamento no cais, a BAE Systems projetou e construiu uma grelha de aço para coincidir propositadamente com as características dos Cranes Universal CC2800-1 Crawler Crane. A grelha de fundação, pesando cerca de 600 toneladas, permitiu que o guindaste para ser posicionada sobre a estrutura do cais para transferir cargas eficaz e diretamente para pilhas menores. O grillage foi, então, transferido pelo guindaste em preparação para cada levantamento necessário”.

A Universal Cranes comprou um sistema de elevação sincronizado Enerpac de 440 Toneladas para o Projeto LHD. O sistema, composto de quatro cilindros hidráulicos, cada um capaz de elevar 110t e oferecendo um curso de 1.500 milímetros, pode ser instalado dentro de um aparelho de arranjo de tensão fornecendo uma capacidade total de 440 toneladas.

“O SyncHoist permite uma elevação gradual da carga, e o ajuste dinâmico em relação ao centro de gravidade durante a elevação. Este sistema único permite o monitoramento constante da carga e do curso em cada cilindro, garantindo um controle muito mais preciso por parte do operador “, disse Morris.

O contrato da Cranes Universal também envolveu o gerenciamento de projetos de engenharia e fabricação de um quadro de levantamento de 330 Toneladas para o projeto. Esta estrutura de elevação foi adaptada com comprimentos específicos para cada bloco.

“O sistema SyncHoist integra facilmente com o expertise de empresas com guindastes universais, o que constiui uma excelente reputação para a segurança, eficiência e inovação no trabalho pesado e serviços de transporte para trabalhos de curta ou longa duração, e em qualquer lugar na Austrália”, disse Verhoeff, que foi recentemente nomeado Gerente de Soluções Integradas para Enerpac em Australasia.

O escopo do projeto da Universal Cranes no LHDs da Classe Canberra incluem:

a) Fabricação do Quadro de Levantamento Pesado dos LHD.
b) Fornecimento de Equipamento Pesado.
c) Mobilização e Equipamento do CC2800-1 Pier Nelson.
d) Fornecimento de Guindastes e de Trabalhos qualificados.

O PLC de tecnologia síncrona de levantamento de 700 bar da Enerpac pode controlar, a partir de um ponto central, centenas de cilindros hidráulicos compactos de alta pressão (700 bar) que estão sendo usado para levantar, e manobrar estruturas onshore e offshore durante a construção, movimentação e posicionamento.

FONTE: Navaltoday

Sair da versão mobile