O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia

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Os engenheiros espanhóis da Navantia projetaram o submarino não nuclear mais avançado do mundo, o S-80. O submarino está em construção no estaleiro de Cartagena para a Marinha espanhola com um orçamento de 2,2 bilhões de euros.

Considerado um dos mais avançados submarinos de propulsão diesel-elétrico, ele irá realizar operações de superioridade naval, proteção, monitoramento e transporte em águas costeiras. O S-80 SSK tem um comprimento máximo de 71,05 metros e deslocamento da superfície de 2.200 toneladas, enquanto que o deslocamento em imersão é 2.426 toneladas.

Construído com a última palavra em tecnologia de construção naval, o S-80 terá capacidade de operar em zonas remotas a uma velocidade de trânsito de elevada qualidade através do sistema de propulsão anaeróbica (AIP), capaz de funcionar em imersão durante longos períodos de tempo. Além disso, o seu nível de indiscrição é muito baixo, o que minimiza o ruído produzido pelo funcionamento de máquinas e equipamentos dentro do submarino, bem como os gerados por efeitos hidrodinâmicos em si. Como resultado, isso permite que a localização do S-80 seja muito mais difícil para as forças inimigas.

Seu sistema de combate pode gerenciar simultaneamente tarefas de digitalização de ataque e navegação, através de sonar ativo e passivo pode detectar atividade inimiga para missões de inteligência, utilizando comunicação direta via satélite com a rede militar, o que lhe permite executar os mais recentes sistemas de armas mar terra, o que inclui a capacidade de lançar mísseis de cruzeiro de longo alcance, mísseis anti-navio no fundo do mar, minas marítimas e  torpedos pesados.

Engenheiros da Lockheed Martin, SAES e DTAS completaram o desenvolvimento dos 6 sonares que integram o equipamento de detecção acústica, que são: sonar do casco cilíndrico,  sonar varredura lateral, sonar rebocado passivo de navegação, som e interceptor de som.

O S-80 terá três motores MTU diesel-elétricos com uma capacidade de 1.200 kW cada. Um motor elétrico síncrono de imã permanente com 3.500 kW, projetado por engenheiros Cantarey Reinosa (Grupo Gamesa).

O sistema AIP, concebido por engenheiros da Hynergreen e daNavantia, inclui reformador de bioetanol, células de combustível, sistemas de controle e equipamentos auxiliares. Quando comparado com outros sistemas de aneróbios, a novidade do presente desenvolvimento, é a de que o hidrogênio é produzido por um processo químico de bioetanol, facilmente armazenado no navio sem impor problemas de segurança para o submarino.

Como resultado, os motores de propulsão elétricos utilizados no submarino são 20% mais leves do que aqueles utilizados nos submarinos Scorpene, o que proporciona uma geração de energia de aproximadamente 50% a mais do que os outros submarinos, operando sob as mesmas condições. Por conseguinte, o S-80 é capaz de velocidades superiores a 12 nós na superfície, 19 nós submerso e 4 nós submerso com o sistema AIP.

Capacidades melhoradas resumo geral:

◦ Lançamento de gerenciamento do sistema e aumento do uso de armas e capaz de realizar operações com mergulhadores.

◦ Implantação do sistema e recuperação de veículos subaquáticos, também podendo ser usada para operar com mergulhadores aglomerados e desembarcar forças especiais.

◦ Estudos não lineares (algoritmos) de piloto automático para controlar a evolução do submarino para nível muito baixo, garantindo a precisão da navegação em operações especiais e em águas costeiras.

◦ Desenvolvimento de software para produzir ruído próprio, para modelar a função de transferência do ruído, vibração interna inerente ao casco resistente e mostram um impacto na configuração localmente dado  de vibração e ruído do ar e na interação fluido-estrutura em que os sensores localizados no flanco o submarino.

◦ Desenvolvimento de tecnologias para o controle da assinatura acústica e do próprio ruído, alternativas para os absorventes acústicos atuais de energia e controle de ecosonar.

◦ Desenvolvimento de uma família de formas e apêndices, como formas de avançar, otimizando a  “gota”, hidro acústica, tipo de formas de curvatura constante que permite o desenvolvimento de sensores acústicos e saída compatíveis na vela de ré e lemes e configuração conjugada com estas alternativas.

FONTE: fierasdelaingenieria
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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