Ocellott assina contrato de financiamento junto ao MCTI, Ministério da Defesa e Finep

A Ocellott junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Defesa e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) firmaram, nesta quinta-feira (21), em Brasília, parceria para a contratação de subvenção para projeto de desenvolvimento.

Em uma parceria inovadora, a Ocellott e a Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) irão iniciar o projeto “Sistemas de Comunicações Além da Linha do Horizonte Empregando Equipamentos Táticos Definidos por Software”. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema inovador de comunicações além da linha do horizonte, totalmente nacional, robusto e redundante utilizando como base a tecnologia do equipamento tático definido por software TRC-1222 Rondon da IMBEL.

Comunicação além da linha do horizonte é o termo utilizado para o estabelecimento de enlaces sem fio e a distâncias superiores a algumas dezenas de quilômetros, onde a própria curvatura da Terra não permite a visada direta. Dentre as técnicas mais utilizadas estão as comunicações satelitais e a utilização de reflexões ionosféricas na faixa de Alta Frequência, ou HF.

O projeto prevê o desenvolvimento de um acessório portátil para o TRC-1222 Rondon que o habilite a transmitir e receber sinais na faixa de frequência Banda X (8 a 12 GHz), permitindo utilizar como repetidor o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado em maio de 2017, e que iniciou uma nova era para as comunicações militares brasileiras.

O sistema permitirá que tropas a pé, veículos ou embarcações sejam capazes de se comunicar de qualquer lugar do território nacional de forma segura, robusta e econômica, utilizando equipamentos brasileiros de ponta a ponta e empregando criptografia nacional.

Além da Ocellott e Imbel, a cerimônia celebrou a contratação de mais 21 projetos de inovação de 24 empresas brasileiras que atuam também na área de defesa. No total, os projetos somam R$ 238 milhões em investimentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para fomentar a inovação na Base Industrial de Defesa.

A celebração da assinatura desse contrato é motivo de grande orgulho para a Ocellott, pelo incentivo ao desenvolvimento da comunicação a serviço da defesa do Brasil e importante para toda a Base Industrial de Defesa em fomento ao avanço e autonomia tecnológica nacional.

Sair da versão mobile