Porta-aviões chinês deverá ser batizado de ‘Liaoning’

O primeiro porta-aviões chinês deverá ser batizado de “Liaoning”, em homenagem à província de mesmo nome, segundo informou um especialista militar nesta segunda-feira.

Já foi pintado em sua proa o número “16”, o que sugere que logo seria posto em serviço, acrescentou Li Jie, um pesquisador da Academia Militar Naval chinesa.

O porta-aviões Liaoning, ex-Varyag, tem a expectativa de ser comissionado até o final deste ano, já como todas as modificações necessárias realizadas e cumprido todos os 10 testes de mar, disse Li.

Zheng Ming, ex-diretor da Marinha chinesa disse: “Eu uma vez sugeri que o navio recebesse o nome de Mar Amarelo da China, mas as autoridades decidiram pelo nome de uma província”.

Anteriormente, haviam especulações de que o navio poderia ser batizado de Mao Zedong, fundador da Nova China, ou com o nome da capital Beijing. Posteriormente foi sugerido Shi Lang, uma dinastia Qing (1644-1911).

Por regulamento da Marinha chinesa, navios de grande porte são normalmente batizados com nomes de provincias, enquanto que destróieres e fragatas devem receber os nomes de cidades médias ou grandes e as embarcações menores com nomes de montanhas ou pessoas famosas.

O nome será anunciado oficialmente no dia de seu comissionamento, disse a Marinha.

Ao mesmo tempo, o número “16” sugere que pode se tratar de uma homenagem o Almirante Liu Huaqing, antigo Comandante Naval que faleceu no ano passado, que nasceu na província de Hubei, 16ª província da China, e é considerado no país como o “Pai” do porta-aviões chinês, devido ao seu apoio ao programa.

O porta-aviões deixou o porto de Dalian em 10 de agosto do ano passado para seu primeiro teste de mar e foi regularmente testado em ambos os mares, Amarelo e Bohai, desde então.

Apesar da sua capacidade de combate, o Ministério da Defesa informa que o porta-aviões será utilizado principalmente para pesquisa, experimentos e para treinamento.

O navio tem capacidade para transportar 30 aeronaves de asa-fixa e rotativa e possui um tripulação de aproximadamente 2.000 homens.

FONTE: PDO
TRADUÇÃO E DAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile