PrecISR – O radar aeroembarcado da HENSOLDT contra os desafios do século 21

Vista aérea do rio Colorado e do lago Mead, um instantâneo tirado de uma aeronave na fronteira do Arizona e Nevada, EUA

‘PrecISR’, palavra derivada de ‘preciso’ e pronunciado como “Pri’saiser” é o novo radar de vigilância aérea multi-missão da empresa alemã HENSOLDT. É uma solução estratégica capaz de responder à crescente complexidade dos cenários militares e civis no Brasil e na América Latina.

O sensor aeroembarcado possui em seu escopo multifuncional as missões ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) para cenários aéreos, terrestres e marítimos, abordando tráfico humano e de drogas, pirataria, contrabando, terrorismo, pesca ilegal, dumping de petróleo e ameaças ambientais.

O PrecISR oferece a possibilidade de imagens de radar de abertura sintética (SAR – Synthetic Aperture Radar) de resolução ultra-alta (UHR – Ultra High Resolution) em todas as condições climáticas, de visibilidade (dia e noite) e para grandes distâncias (até 200 NM), cobrindo grandes áreas em apenas uma passagem/rota de voo.

O sistema radar também possui capacidades de reconhecimento e classificação de alvos usando o MTI (Moving Target Indicator – Indicação de Alvo Móvel) e ISAR (Inverse SAR – Abertura Sintética Inversa), podendo também ser correlacionado com dados de outros sensores, como ADS-B e EO/IR.

De acordo com Elton Bublitz, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da HENSOLDT no Brasil, “o “PrecISR” foi projetado para todos os tipos de missões de vigilância aérea, podendo operar ininterruptamente e em todas as condições climáticas para garantir a segurança e detecção de ameaças convencionais e assimétricas, seja em terra, mar e ar, resultando em um nível incomparável de consciência situacional com significativa redução de custos, sendo capaz de detectar, rastrear e classificar milhares de objetos”.

Podendo ser instalado em uma vasta gama de helicópteros, aeronaves de asa fixa e UAVs, devido ao seu design compacto e disposição de todas as peças fora da fuselagem, a instalação é particularmente fácil de ser implementada.

PrecISR

Desenvolvido com a moderna tecnologia de varredura eletrônica ativa, também conhecida como AESA, do Inglês Active Electronically Scanned Array, e baseado em módulos de nitreto de gálio (GaN), permite irradiação de vários feixes de ondas de rádio em várias frequências simultaneamente. Esta tecnologia também permite espalhar suas emissões de sinal por uma faixa de frequências mais ampla, o que torna os sinais mais difíceis de serem detectados, possibilitando uma irradiação mais potente e mantendo a furtividade de identificação do sinal.

O radar cobre a faixa de freqüência de 8 GHz a 12 GHz (banda X) e possui varredura eletrônica bidimensional com cobertura de 360° da área de operação/detecção, independente da direção de voo da plataforma.

A tecnologia de radares AESA também está presente no radar ECRS Mk2 do Eurofighter Typhoon, da Luftwaffe, e também no radar Raven ES 05, que equipa o novo caça brasileiro F-39 Gripen.

“A Hensoldt utiliza estas técnicas avançadas não apenas para aplicações aéreas, mas também em sua família de radares navais TRS-4D (que equiparão as novas Fragatas Classe Tamandaré da Marinha do Brasil) e radares terrestres TRML-4D”, completou Elton Bublitz.

HENSOLDT – Um século de criatividade e inovação

Com mais de 100 anos de criatividade e inovação sob o mesmo teto, sucessora da Zeiss, Dornier, Telefunken, MBB, Aerospatiale, EADS e Airbus Defence and Space, entre outros, a HENSOLDT tem a experiência, tecnologias de ponta e parceiros capacitados para atender aos complexos e exigentes requisitos de radares de vigilância aeroembarcados.

“Nossa empresa “HENSOLDT” recebeu o nome de Moritz Hensoldt (1821-1903). Ele foi um pioneiro alemão no campo da ótica e da mecânica de precisão. Ele desenvolveu tecnologias inovadoras, que mudaram a vigilância e o reconhecimento da época”, finaliza Bublitz.

Sair da versão mobile