Projeto M109 A5+BR

M109-A5

Diretoria de Material

A Diretoria de Material é o órgão de apoio técnico-normativo do Comando Logístico incumbido de prever e prover, no campo das atividades logísticas de suprimento e de manutenção, os recursos e os serviços de sua competência, relativos às Classes III (Lubrificantes), V (Armamento), IX (Material de Motomecanização e Blindados), necessários ao Exército e ao apoio às missões no exterior

A Memória para Decisão do Chefe do Estado-Maior do Exército, de 12 maio de 2012, é o marco inicial do Projeto M109 A5+BR. O primeiro Instrumento Contratual contemplou a inspeção, a aceitação como doação e o transporte terrestre inicial de 36 Viaturas Blindadas de Combate – Obuseiro Autopropulsado M109 A5 (VBCOAP M109 A5) – desativadas, originalmente pertencentes ao Exército dos Estados Unidos da América (EUA).

O segundo, de 23 de julho de 2014, englobou a aceitação como doação e o transporte terrestre inicial de mais quatro VBCOAP M109 A5 desativadas. O terceiro e mais recente, de 1º de dezembro de 2014, contemplou a modernização de 32 VBCOAP M109 A5, dentre as que haviam sido anteriormente aceitas pelo EB como doação. Todos foram firmados por meio do Programa Foreign Military Sales (FMS), promovido pelo Governo dos Estados Unidos. Trata-se, pois, de acordos entre governos: EUA/FMS e Brasil/EB.

A empresa BAE Systems, fabricante original do produto de defesa, encontra-se em vias de contratação, pelo Governo dos Estados Unidos, para executar, naquele país, os serviços de modernização, além de fornecer quase todo o pacote logístico necessário à implantação e à operação das viaturas modernizadas.

O pacote inclui itens de suprimento para a operação por três anos, manuais técnicos, catálogos de suprimento, ferramental especializado para a manutenção preventiva, treinamento do pessoal, assistência técnica no Brasil e garantia pelo período de um ano. As viaturas modernizadas serão denominadas VBCOAP M109 A5+BR.

O cronograma de entrega para a 1ª fase prevê 16 viaturas em 2016 e 16 em 2017. A distribuição planejada dessas 32 VBCOAP M109 A5+BR contemplará 16 veículos para o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (Santa Maria-RS) e 16 para o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (Curitiba-PR).

Sair da versão mobile