PROSUB: Evento marca início da produção do terceiro submarino

ICN trabalha simultaneamente na montagem dos três primeiros submarinos de propulsão convencional previstos no programa

Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2015 – O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), da Marinha do Brasil, inicia a fabricação do terceiro dos quatro submarinos de propulsão convencional previstos. O marco inaugural da produção do próximo submarino ocorreu no dia 13 de janeiro com o corte de sua primeira chapa, em evento que contou com a presença do Comandante da Marinha do Brasil, Júlio Soares de Moura Neto, e de executivos e técnicos da Itaguaí Construções Navais (ICN) e da Nuclebrás Equipamentos Pesados (NUCLEP).

O fato reflete os avanços nas etapas do PROSUB que, simultaneamente, passa agora a ter três submarinos em fases distintas de montagem – SBR1; SBR2; e SBR3. Assim como nos dois primeiros, as chapas que comporão o casco do SBR3 são provenientes da França. A construção dos submarinos é realizada pela ICN, composta pela Odebrecht Defesa e Tecnologia e a francesa DCNS.

O primeiro, o SBR1, é o que se encontra em fase mais adiantada. Suas primeiras grandes seções, com extensão aproximada de 9 metros, estão a caminho da UFEM (Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas), provenientes da NUCLEP (Nuclebrás Equipamentos Pesados), onde receberá os componentes internos. A produção do SBR1 começou em 2010, ainda na França, com a montagem da proa, por meio do programa de transferência de tecnologia com a DCNS – Direction des Constructions Navales et Services. Já no Brasil, a fabricação e montagem do corpo e da parte traseira foram iniciadas no segundo semestre de 2012.

O segundo submarino (SBR2), que está sendo totalmente construído no Brasil, está na fase de montagem e fabricação das primeiras subseções da proa, iniciada em 2014 e que deve se estender ao longo de 2015.

Conquistas
Em pouco tempo, a ICN obteve algumas conquistas. A empresa recebeu da NUCLEP a primeira Seção de Qualificação, totalmente fabricada no País, para a fase de testes. A ICN também conquistou a homologação para fabricar cavernas, etapa importante para a montagem dos submarinos. Além disso, ela foi responsável pelo transporte da Seção de Qualificação da UFEM para o prédio principal do Estaleiro de construção, e iniciou a usinagem das subseções cônicas do SBR1.

Sobre a ICN
A Itaguaí Construções Navais (ICN) é composta pela Odebrecht Defesa e Tecnologia (59%) e pela companhia francesa Direction des Constructions Navales et Services – DCNS (41%), tendo ainda a participação da Marinha do Brasil, por meio de uma “Golden Share”, detida pela EMGEPRON. A empresa foi criada para a construção dos cinco submarinos – quatro com propulsão convencional e um com propulsão nuclear – previstos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), da Marinha do Brasil.

Sobre o PROSUB
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB), firmado no final de 2008 como parte do Acordo Estratégico Brasil-França, prevê a construção de quatro submarinos convencionais, um submarino de propulsão nuclear, um Estaleiro e uma Base Naval, em Itaguaí (RJ). O acordo prevê ainda que o submarino de propulsão nuclear seja totalmente desenvolvido no País.

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