Radares HENSOLDT- Cobertura total no mar!

Radar HENSOLDT TRS-3D no Cutter USCGC Stone da Guarda Costeira dos EUA

Por Luiz Padilha

A HENSOLDT fornece soluções de sensores em diferentes áreas, e neste artigo vamos abordar a parte marítima. A família de radares navais da HENSOLDT é variada, contando com os TRS-3D, TRS-4D e o Kelvin Hughes Sharpeye.

Segundo Luis Gueren, Diretor Regional de Marketing da HENSOLDT para a America Latina, “mesmo que o TRS-4D possua a mais recente tecnologia AESA, o TRS-3D, é um excelente radar e ainda é usado em muitos navios no mundo, assim como também é necessário que as grandes embarcações como fragatas, tenham radares 2D como o Sharpeye, que é um complemento aos radares TRS-3D e 4D”.

HENSOLDT TRS-3D

O radar TRS-3D compreende uma antena passiva phased array que controla seu feixe eletronicamente em elevação e girando eletromecanicamente 360º em modo 3D para detecção e rastreamento simultâneos de vários alvos e possui estabilização eletrônica para neutralizar ou compensar o movimento de navios que operam em águas costeiras agitadas, com modos operacionais específicos para proteção contra mais de seis mísseis antinavio sea skimming e helicópteros de ataque. A antena do radar é composta por um conjunto de fases planas de 16 ou 32 linhas de 46 irradiadores cada. Devido ao seu menor peso em comparação com uma antena AESA, ele pode ser instalado em navios menores.

Recentemente a US Cost Guard (USCG), enviou a América do Sul o seu novíssimo “Cutter” USCGC Stone (WMSL 758), para realizar operações em conjunto com Marinhas amigas, visando o controle contra a pesca ilegal e tráfego de ilícitos. Esta classe de navios é equipada com o radar HENSOLDT TRS-3D como pode ser visto nas imagens deste artigo.

O TRS-3D é utilizado para vigilância aérea e marítima, e correlaciona os dados de posição e movimento de alvos com o sistema de identificação IFF HENSOLDT MSSR 2000 I, melhorando a identificação automática de navios e aeronaves. O radar se destina a fornecer uma imagem situacional confiável e abrangente, bem como a orientação segura para aeronaves e missões de busca e resgate (SAR), sob condições ambientais extremas no mar.

O radar TRS-3D da HENSOLDT é o líder de mercado global em sua classe, com mais de 60 radares em serviço com Marinhas e Guardas Costeiras em todo o mundo. Os navios equipados com ele, vão desde as Corvetas alemãs K130, os Cutters da Guarda Costeira dos EUA, os LCS classe Freedom da Marinha dos EUA, bem como navios da Marinha finlandesa e da Guarda Costeira norueguesa.

Corveta alemã K-130

Atualmente as corvetas da classe K130 da Marinha alemã continuan a usar ambos os radares TRS-3D e o mais moderno TRS-4D.

Em 2019, a HENSOLDT recebeu segundo contrato para fornecer o radar TRS-3D e o sistema IFF HENSOLDT MSSR 2000 I a Guarda Costeira Real da Noruega (RNCG) para equipar seus novos navios da Guarda Costeira do Ártico no Programa P6615 da Guarda Costeira Norueguesa.

Os sistemas TRS-3D e IFF HENSOLDT MSSR 2000 I estão atualmente em operação a bordo dos três navios patrulha classe Nordkapp. Os sistemas serão desativados, atualizados e depois reinstalados nos navios da Guarda Costeira do Ártico. Além disso, o contrato inclui uma opção para a atualização dos sistemas TRS-3D e IFF HENSOLDT MSSR 2000 I do navio patrulha da Guarda Costeira norueguesa Svalbard.

NoCGV Svalbard

Este já é o segundo contrato de atualização da Agência Norueguesa de Material de Defesa, pois a HENSOLDT já possui um contrato para equipar os três novos navios da Guarda Costeira do Ártico no Programa P6615 com o radar e o sistema IFF atualizados. A HENSOLDT entregará quatro radares TRS-3D, incluindo a mais recente tecnologia de estado sólido e software de processamento de sinais e os entregará a partir de 2021, em paralelo ao programa de construção das novas embarcações da Guarda Costeira do Ártico.

O TRS-3D inclui um radar secundário MSSR 2000 I para identificação-amigo-ou-inimigo (IFF). Opera todos os modos atuais de IFF, incluindo o mais recente padrão “Modo S / Modo 5 Nível 1/2”, respondendo aos mais recentes requisitos da OTAN.

HENSOLDT TRS-4D

No início do novo século, o estado da arte da próxima geração TRS-4D surgiu com quatro Active Electronically Scanned Array (AESA) instaladas de forma fixa, duas delas cobrindo a frente e duas cobrindo a ré do navio, produzindo assim uma consciência total instantânea em torno da plataforma.

Fragata F125 da marinha alemã com o radar TRS-4D fixo

Como pode ser visto acima, o radar TRS-4D pode ser instalado nos navios através de antenas fixas, porém, ele também possui a versão de varredura giro eletromecanica de 360º. Esta versão foi a escolhida pela Marinha do Chile para equipar suas fragatas Type 23 dentro de seu programa de modernização, e atualmente estão sendo instalados no Littoral Combat Ship (LCS) classe Freedom da US Navy.

USS Indianapolis equipado com o radar HENSOLDT TRS-4D

O radar TRS-4D opera na Banda C (Banda G da OTAN) e possui a mais avançada tecnologia de sensor de Nitreto de Gálio Active Electronically Scanned Array (AESA) com vários feixes formados digitalmente. O TRS-4D possui alta disponibilidade operacional para longas missões, altamente adaptável para necessidades da missão, através de seu gerenciamento flexível definido por software.

Alta capacidade de detecção do TRS-4D

Kelvin Hughes Sharpeye MK 11 e MK 5

Os radares de navegação naval Kelvin Hughes (uma empresa HENSOLDT), SharpEye Mk 11 e Mk 5, são radares Doppler que operam na Banda X com alto desempenho para navios de guerra e pequenas embarcações, proporcionando prevenção de colisões e consciência situacional altamente confiável, com baixo custo e baixa manutenção.

Sharpeye MK 5

Uma das características do Sharpeye é que diferentes usuários podem compartilhar as imagens otimizadas, com vídeo e saída de controle via Gigabit LAN e relatórios de status.

Seu processamento Doppler realiza detecção de alvos e provê recursos táticos navais, como frequência de transmissão selecionável, modo de baixa potência e transmissão de setor (com software de exibição adequado).

Navio Caça Minas classe Kormoran equipado com o radar Hensoldt Sharpeye Mk 11

Acima temos um caça minas da classe Kormoran da Marinha polonesa, classe essa equipada com o Sharpeye Mk 11. O radar Sharpeye também pode ser usado em embarcações USV/drones ou emparelhado com o monitor Manta / ECDIS, fornecendo completa de vigilância para o operador.

A tecnologia usada no SharpEye elimina a necessidade de magnetrons e componentes de alta tensão, como moduladores no transceptor. Conseqüentemente, a confiabilidade do transceptor aumenta bastante. Isso é obtido através da implantação de técnicas antes encontradas apenas em radares militares de ponta e adaptando-as em um pacote de radar de navegação acessível.

O comprimento dos pulsos transmitidos aumenta de forma que a energia irradiada é mais do que equivalente à antiga tecnologia de magnetron. Essa técnica permite um desempenho de detecção superior, especialmente em condições climáticas adversas, que é exatamente quando o radar é necessário para funcionar.

BRP José Rizal equipado com o radar TRS-3D e Sharpeye MK 11

Os transceptores de estado sólido SharpEye estão localizados na parte superior da unidade, que é feita de composto de carbono e trazem benefícios adicionais, como facilidade de instalação e alta confiabilidade. O uso de um sistema de motor de acionamento direto, em vez da caixa de engrenagens da antena tradicional, reduz sua manutenção.

Radar Sharpeye MK 5, é ideal para pequenas embarcações

O SharpEye MK 5 é um produto naval voltado para embarcações de patrulha marítima e embarcações de Guardas Costeiras que possuam um deslocamento menor que 150 toneladas.

Os radares Kelvin Hugues SharpEye foram instalados em navios de mais de 30 Marinhas e Guardas Costeiras em todo o mundo, e a versão Mk 5 disponibiliza essa tecnologia para uma gama ainda maior de embarcações.

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