Rússia vai construir novos porta-aviões a partir de 2020

A Rússia começará a construção de novos porta-aviões a partir de 2020, disse nesta quinta-feira o Chefe da Marinha Russa, Almirante Viktor Chirkov, aumentando assim a capacidade de Moscou para deslocar sua aviação no exterior.

“No momento, o departamento de construção recebeu a atribuição, os documentos estão sendo processados e o dinheiro para o programa está sendo alocado”, disse Chirkov.

Se os planos renderem frutos, será um importante avanço para a Marinha Russa, que atualmente conta apenas com um porta-aviões, o Admiral Kuznetsov.

O Kuznetsov, que integra a Frota do Norte, foi construído em 1985 e está programado para sofrer uma grande modernização.

Em em novembro de 2011, o Ministro da Defesa Anatoly Serdyukov, anunciou pela primeira vez um plano para a construção de novos porta-aviões, mas ele disse naquele momento que o Estado não tinha recursos finaceiros suficientes.

O outro porta-aviões russo, o ex-Almirante Gorshkov, que foi vendido para a Índia em 2005 e rebatizado de INS Vikramaditya, está sendo reformado e atualmente passa por testes de mar no Mar de Barents.

A Rússia está atualmente no meio de um grande programa de reaparelhamento das suas Forças Armadas, com estimativas de gastos na ordem de US$ 659 bilhões até 2020, de acordo com o Ministério da Defesa.

FONTE e FOTO: RIA Novosti
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile