Saab revela e demonstra nova munição multifuncional guiada

A Saab, em cooperação com o US Army (Exército dos EUA) e a Raytheon Missiles & Defense, demonstrou com sucesso a nova Munição Multifuncional Guiada (GMM). A Demonstração da Capacidade do Sistema GMM foi uma atividade conjunta entre a Saab e a Raytheon Missiles & Defense, financiada por um esforço de Financiamento para Inovação Rápida do Governo dos EUA (RIF) concedido pelo Exército dos EUA. Este esforço de contrato de três anos culminou em uma demonstração de tiro ao vivo em novembro de 2020. Os esforços do RIF têm como objetivo apoiar o desenvolvimento de tecnologias promissoras que abordam a capacidade militar para atender a uma necessidade operacional ou nacional.

Em 5 de novembro de 2020, no Yuma Proving Ground, Arizona, Saab, em colaboração com o Exército dos EUA e a Raytheon Missiles & Defense, disparou munições multifuncionais guiadas pela primeira vez com ogivas ativas. O GMM foi disparado tanto do rifle sem recuo Carl-Gustaf quanto de uma adaptação de um lançador descartável AT4. As munições foram guiadas até o alvo usando um designador e sistema de orientação a laser semi-ativo.

Por meio de uma série de combates de fogo real, vários alvos foram engajados e destruídos em intervalos de 1.550 a 2.500 metros. Os alvos eram parede tripla de tijolos, parede de concreto reforçado duplo e um veículo blindado, demonstrando a combinação devastadora de uma carga de arrombamento de alto desempenho e uma carga de acompanhamento projetada para garantir efeitos mesmo em alvos endurecidos. O maior alcance, em combinação com a capacidade do Espaço Confinado, oferecerá às tropas maior flexibilidade tática ao selecionar uma posição de tiro.

O GMM representa o próximo passo na evolução das munições portáteis guiadas pelo homem e da colaboração Saab-Raytheon, e expande a capacidade guiada lançada no ombro para o AT4. O GMM também tem capacidade para futuras aplicações em estações de armas remotas, sistemas aéreos e terrestres tripulados e não tripulados e fogo indireto.

“GMM marca o próximo passo na evolução de nossos sistemas lançados no ombro. É a munição mais avançada até agora e oferecerá maior precisão, excelente desempenho com precisão pontual e capacidade de múltiplos alvos”, disse Görgen Johansson, chefe da área de negócios da Saab Dynamics.

“Raytheon e Saab têm trabalhado juntas no GMM e se orgulham do fato de poderem fornecer ao Exército dos EUA, uma munição guiada padrão que eles podem disparar de prolíficos lançadores transportados por soldados, bem como estações de armas e veículos não tripulados. Esta munição universal aumentará a letalidade geral e ajudará na preparação para todos os conflitos concebíveis no espectro”, disse Tom Laliberty, vice-presidente de Guerra Terrestre e Defesa Aérea, uma área de missão de Mísseis e Defesa Raytheon.

O trabalho inicial no GMM começou em 2017, o que resultou no conceito da Munição Guiada Carl-Gustaf que foi demonstrado em setembro de 2019.

Canhão sem recuo portátil Carl-Gustaf M4 da Saab

Os sistemas de armas Carl-Gustaf e AT4 da Saab são usados ​​pelas Forças Armadas dos EUA, bem como pelas forças terrestres de mais de 40 outros países.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile