STRIX VTOL de longo alcance da BAE Systems Austrália passa na revisão do projeto

STRIX, com Melbourne ao fundo. (BAE Sistems Austrália)

Por Colin Clark

INDOPAC 2023 – O ambicioso drone de longo alcance da BAE System Australia, STRIX, foi aprovado na revisão crítica de projeto da empresa e, embora esteja um pouco atrasado para o primeiro voo, a empresa espera fornecer um sistema operacional para a aeronave autofinanciada em 2026.

A evolução do projeto resultou em “alguns elementos-chave da plataforma modificados em comparação com o modelo exibido no Avalon International Airshow e DSEI Londres”, disse a empresa em resposta por e-mail a perguntas por escrito. Parece provável que essas mudanças sejam responsáveis ​​pela mudança planejada do primeiro voo do final de 2023 para “o primeiro semestre de 2024”. A empresa divulgou a informação às vésperas da maior feira naval da região, Indo Pacific 2023, que acontece aqui. A Indo Pac contará com 832 expositores participantes de 21 países.

STRIX é uma  aeronave de decolagem e pouso vertical (VTOL) que pode ser acondicionada em um contêiner de transporte padrão e pode funcionar como plataforma de armas ou plataforma ISR. Foi projetado para voar a partir de terra ou de um navio. É co-desenvolvido pela BAE e pela Innovaero, com sede em Perth, especializada em design e fabricação de produtos no mercado australiano.

Quando foi apresentado no Avalon Air Show em fevereiro, o CEO da BAE Systems Australia, Ben Hudson, enfatizou a simplicidade de implantação do sistema. Colocar a aeronave em um contêiner padrão “foi um dos nossos sete principais requisitos quando iniciamos o programa”, disse ele. “Leva cerca de um minuto para dobrar as asas, e então você empurra direto para dentro de um contêiner e, sem as armas a bordo, pesa cerca de 650 quilos, e então você coloca em um caminhão e vai para o próximo local.”

A empresa disse que está construindo um protótipo em escala real e “os testes de propulsão foram realizados em uma plataforma estática em Henderson, na Austrália Ocidental”. Além disso, estão “em andamento” testes sobre a “configuração da hélice, motor e bateria, bem como elementos de autonomia que estarão a bordo da plataforma”.

Os primeiros testes de voo são projetados para provar que o conceito funciona e demonstrar as capacidades do VTOL com transição para voo e pouso convencional. A aeronave está sendo projetada para um “peso máximo de decolagem” de cerca de 900 quilos.

A BAE Austrália testou “um gêmeo digital do STRIX em nossa simulação e provou várias missões, incluindo operações marítimas. Embora seja apenas em um ambiente sintético, ele contém parâmetros de testes avançados, incluindo física do mundo real, condições atmosféricas, ventos cruzados e muito mais. E é a mesma simulação que usamos com sucesso antes para provar novos conceitos no domínio aéreo”, disse a empresa no e-mail.

A BAE Systems Australia claramente gostaria de vender a aeronave para o exército e a marinha daqui, mas a empresa também está cultivando ativamente o mercado internacional. Ainda assim, pretendem aumentar o conteúdo “soberano” do sistema à medida que o desenvolvem e espalharam o desenvolvimento por vários estados australianos.

STRIX no Avalon Air Show – Foto: Colin Clark

“Nossa plataforma ePrototype está sendo desenvolvida na Austrália Ocidental, com a capacidade de autonomia sendo projetada predominantemente no estado de Victoria e apoiada pela indústria australiana”, dizia o e-mail da empresa. “À medida que construímos o ePrototype, incorporamos conhecimentos de toda a indústria australiana, com a intenção de aumentar o conteúdo australiano na medida que avançamos na produção.”

Uma vez que a arma foi totalmente concebida na Austrália, toda a propriedade intelectual é australiana e não está sujeita aos regulamentos ITAR da América ou aos controles de exportação de armas da Grã-Bretanha.

A empresa disse que o sistema “foi apresentado para uma série de RFIs em toda a região Indo-Pacífico. STRIX é uma capacidade em evolução, portanto as discussões incluíram um foco ampliado em áreas como capacidades litorâneas e vários requisitos de carga útil. O STRIX foi exibido no DSEI em Londres com vários países solicitando mais informações. Também participamos recentemente da AUSA e tivemos conversas importantes com potenciais clientes e parceiros do setor.” Como normalmente acontece quando uma empresa está nos estágios iniciais de conversa com os militares de outro governo, eles disseram que a BAE Austrália era “incapaz de entrar em detalhes nesta fase”.

Claramente esperando aumentar o tamanho do mercado-alvo, a empresa diz que o STRIX foi projetado com “uma arquitetura independente de carga útil” para que os clientes possam instalar diferentes armas e sensores nele “com a capacidade de ajustar rapidamente diferentes cargas úteis para uma variedade de conjuntos de missões”.

Em sua apresentação original no Avalon Air Show, os funcionários da empresa mencionaram uma série de armas, incluindo os foguetes guiados a laser AGM-114 Hellfire, Brimstone, APKWS II 70mm, o AGM-179 JAGM-MR e uma nova munição guiada de precisão Razer ( LCPGM) sendo desenvolvido pela BAE Systems Australia, que também foi apresentado na feira.

Como o STRIX é desenvolvido internamente, a Breaking Defense pediu alguma indicação sobre quanto dos fundos da empresa foi gasto no sistema. Sem surpresa, a empresa disse que não comenta projetos individuais, mas disse que “em 2022, a BAE Systems gastou AUD $ 3,75 bilhões [$ 2,4 bilhões de dólares] em P&D, dos quais AUD $ 545 milhões [$ 354 milhões de dólares] foram investimentos autofinanciados”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Breaking Defense

ILUSTRAÇÕES: BAE Systems Austrália

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