Suécia compra 321 blindados Patria 6×6

A FMV (Försvarets Materielverk – Agência Sueca de Aquisições de Defesa) assinou um contrato para comprar 321 veículos blindados de seis rodas da empresa internacional de defesa e tecnologia Patria. O contrato tem um valor de cerca de € 470 milhões, sendo um dos maiores contratos da Suécia com a Patria.

Os 321 veículos, que na Suécia são chamados de Pansarterrängbil 300, ficarão estacionados no regimento Livgardet, em Kungsängen, e em várias outras unidades em todo o país. A Patria já entregou 20 veículos 6×6 que foram encomendados em um contrato separado, assinado em abril de 2023.

O veículo Patria 6×6 definido é o modelo de transporte de tropas, que oferece o que há de mais moderno em tecnologia veicular, como proteção de última geração para até 12 tripulantes. O veículo é modular e pode ser configurado para uma ampla gama de finalidades diferentes. Além do transporte de tropas, será utilizado para tarefas de comando e controle e de ambulância na Suécia, se constituindo em um importante aumento da capacidade de defesa da Suécia.

“A Suécia é um mercado cada vez mais importante para nós e estamos satisfeitos em poder apoiar as Forças Armadas Suecas num momento de sua expansão. Estamos confiantes de que poderemos atender as entregas prontamente, como fizemos anteriormente. O veículo Pansarterrängbil 300 é um excelente exemplo da cooperação entre a Finlândia e Suécia, uma vez que o veículo foi concebido para as condições nórdicas desde o início e com fornecedores suecos, como o motor e o aço da sua blindagem”, afirmou Mats Warstedt, Vice-Presidente da Área de Mercado Nórdicos da Patria.

O veículo Patria 6×6 foi escolhido como plataforma para um programa único de colaboração do Common Armored Vehicle System (CAVS) entre vários países europeus com a participação da Finlândia, Letônia, Suécia e Alemanha.

A Finlândia comprou 40 veículos 6×6 adicionais em janeiro de 2024, o que eleva o número total de compras finlandesas para 131. A Suécia aderiu ao programa em 2022.

FONTE: Patria

Sair da versão mobile