Thales selecionada pelo Canadá para fornecer suporte aos MWAV da Marinha do Canadá

HMCS Brandon (MM 710)

A Thales anunciou que o Governo do Canadá – conforme estabelecido pelo Primeiro Ministro canadense, Justin Trudeau durante a Cúpula da OTAN na Letônia – concedeu à Thales Canada e à Thales Australia em joint venture um contrato In-Service Support (ISS) para Minor Warships and Auxiliary Vessels (MWAV).

Este contrato garantirá que a frota permaneça operacionalmente adequada e inclui a flexibilidade para aumentar ou reduzir o número de navios atendidos em resposta às necessidades operacionais em constante mudança na Royal Canadian Navy (RCN), incluindo a Operação REASSURANCE, a maior missão ultramarina do Canadá para garantia e dissuasão da OTAN na Europa Central e Oriental. Inclui um período de serviço inicial de cinco anos por até 450 milhões de dólares canadenses (aproximadamente 305 milhões de euros), com opções adicionais de um ano para estender os serviços por até dezenove anos no total.

A Thales também fornece ISS para os Navios de Patrulha do Ártico e Offshore (AOPS) e Navios de Apoio Conjunto (JSS) do Canadá, conhecidos como AJISS. A Thales torna-se assim o fornecedor líder de ISS para a RCN, encarregado de garantir a prontidão para a missão e a disponibilidade de 26 classes e mais de 100 embarcações.

HMCS Edmonton (MM 703) Foto Victoria Foley

A Thales está comprometida com o Canadá e em capacitar a indústria canadense para apoiar a ISS naval nas próximas décadas. Este contrato conta com a forte experiência da Thales em tecnologias digitais, como IA, big data, conectividade e segurança cibernética, para atualizar e otimizar a frota. Juntamente com a AJISS, a adição da MWAV ao portfólio da Thales permitirá o desenvolvimento de competências e a criação de milhares de empregos em centenas de fornecedores canadenses de todos os tamanhos. ​

Para construir um setor doméstico sustentável da ISS que impulsione a capacidade contínua, a Thales está colaborando com empresas e comunidades locais como a Malahat, start-ups, academia, superclusters de inovação do Canadá e pequenas e médias empresas através de programas como AI@Centech, SYNERGY, Desafios de Inovação Tecnológica Naval e seu novo Centro Nacional de Excelência Digital.

“A Thales está comprometida em servir aqueles que servem e em desempenhar um papel vital no cumprimento da promessa da Estratégia Nacional de Construção Naval. Somos motivados a aproveitar o know-how que trouxemos da Austrália para o Canadá e a experiência que desenvolvemos no âmbito da AJISS. Abraçamos o potencial para ainda mais colaboração entre os ecossistemas de inovação diversificados e ricos em talentos do Canadá para criar capacidade, transformar o suporte naval em serviço e fornecer valor e excelência ao RCN”, disse Chris Pogue, CEO da Thales Canada.

TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile