The ‘Song’ Does Not Remain The Same

Os comandantes da Marinha chinesa parecem estar satisfeitos com o desempenho e rápida evolução do submarino ‘Song’ (Tipo 39) classe submarinos diesel-elétricos. As mudanças têm sido tão grande que as últimas quatro unidades  tem sido chamada de  classe Yuan (Tipo 39A ou Tipo 41).

O projeto original (Tipo 39) apareceu pela primeira vez em 2001, e 13 submarinos foram construídos. Mas em 2008, um Tipo 39 visivelmente diferente apareceu. Chamado de Tipo 39A ou Tipo 41. Dois desses  Tipo 39A apareceram antes de dois de uma outra variante, chamado Tipo 39B.  A evolução continua e agora existem seis ou sete “Tipo 41” Classe Yuan (de pelo menos três modelos distintos). Estes modelos mais recentes parecem ter AIP (sistema de propulsão independente a ar), juntamente com novos componentes eletrônicos e outras melhorias internas.

Esta rápida evolução do Tipo 39 parece ser outro exemplo da adaptação chinesa a tecnologia dos submarinos russos com design chinês e novas tecnologias. A China tem feito isso por tanto tempo quanto tem sido a construção de submarinos (desde 1960). Mas esta última versão do que parece ser o projeto Tipo 41, mostra engenheiros navais chineses ficando mais criativos. Acredita-se que dois ou mais submarinos Yuans estão equipados com AIP, o que lhes permitiria um cruzeiro mais longo submersos. Sistemas ocidentais de AIP permitem aos submarinos ficarem sob a água por duas semanas ou mais. Mas o AIP chinês tem menos potência e confiabilidade, e não parece ser tão capaz como modelos russos ou ocidentais. Mas os chineses vão continuar a melhorar em seu AIP, assim como eles fizeram com tantas outras tecnologias militares.

Os ‘Song” Tipo 39 se parecem muito com a classe Kilo russa. Os classe 39 e 41 são dois subs de 1.800 toneladas com tripulações de 60 marinheiros e seis tubos de torpedo. Isto é muito semelhante aos Kilos (que são um pouco maiores).

A China começou a encomendar submarinos classe Kilo russos, então um dos mais recentes modelos diesel-elétricos disponíveis, no final de 1990. A Rússia estava vendendo Kilos novos a cerca de US $ 200 milhões cada, ou seja, cerca da metade do valor dos subs similares ocidentais. Os Kilos pesam 2.300 toneladas (deslocamento da superfície), tem seis tubos de torpedos, e uma tripulação de 57. Eles são silenciosos e podem viajar cerca de 700 quilômetros sob a água a uma velocidade de cerca de cinco quilômetros por hora. Os Kilos podem levar 18 torpedos ou  mísseis anti-navio SS-N-27 (com um alcance de 300 quilômetros). A combinação de tranquilidade e mísseis de cruzeiro faz do submarino da classe Kilo muito perigoso para os porta aviões americanos. Coréia do Norte e Irã também compraram Kilos.

Os dois primeiros Tipo 41 pareciam ser uma cópia do Kilo (modelo 877), enquanto o segundo par de Tipo 41, pareciam copiar os Kilos antigos (modelo 636). Os últimos Yuans ainda aparecem como Kilos mas podem ser parte de uma evolução de um sub que é semelhante ao sucessor russo para o Kilo, o Lada.

O primeiro Lada passou por três anos de testes no mar antes deles serem declarados aptos para o serviço há três anos. Desde então, problemas e mais problemas apareciam e o Lada foi considerado cancelado. Isso mudou e a construção de mais dois deve retomar este ano. É melhor os chineses terem mais cuidado com o que copiam. A China parece despreocupada com as desgraças do Lada e parece ter  aperfeiçoado a  sua versão do Kilo e espera colocar dezenas deles em operação. Se eles conseguirem fazer isso, será um grande feito.

Os subs da classe Kilo entraram em serviço no início de 1980. A Rússia só comprou 24 e exportou mais de 30. Foi considerado um projeto bem sucedido. Mas pouco antes do fim da Guerra Fria, em 1991, a Marinha soviética começou a trabalhar no Lada. Este projeto foi paralisado durante a maior parte da década de 1990, por falta de dinheiro, mas foi revivido na última década.

Lada tem seis tubos de torpedo de 533 milímetros, e pode levar 18 torpedos e/ou mísseis, com um deslocamento na superfície de 1.750 toneladas, 71 metros (220 pés) de comprimento e transporta 38 tripulantes. Cada tripulante tem sua própria cabine (muito pequeno para a equipe júnior, mas ainda, um grande impulso moral). Quando submerso o submarino pode navegar na velidade máxima de cerca de 39 quilômetros por hora (metade do que na superfície) e pode mergulhar a cerca de 250 metros (800 pés). O Lada pode permanecer no mar por até 50 dias, e o sub pode viajar 10.000 quilômetros usando seu motor a diesel (debaixo d’água, através do snorkel). Submerso, usando a energia da bateria, o Lada pode viajar cerca de 450 quilômetros. Existe também um periscópio eletrónico (que vai para a superfície através de um cabo), que inclui uma capacidade de visão noturna e um telémetro a laser. O Lada foi projetado para aceitar um sistema AIP. A Rússia por um tempo foi pioneira no design AIP, mas na última década, as nações da Europa Ocidental assumiram a liderança. A construção do Lada começou em 1997, mas a falta de dinheiro atrasou o trabalho por anos. O primeiro submarino Lada foi finalmente concluído em 2005. Uma versão menos complexa, chamado de Amur, está sendo oferecido para exportação, mas até agora não houve vendas.

 

O Lada foi projetado para ataque rápido a navios. Ele é destinado para operações anti-superfície e anti-submarino, bem como operações de reconhecimento naval. Estes subs são oito vezes mais silenciosos do que os Kilos. Isto foi conseguido usando revestimentos anecóicos (absorção de som)no exterior e um design de hélice enviesado. Todas as máquinas no interior foram concebidas tendo o silêncio em mente. Os sensores incluem sonares ativos e passivos, incluindo sonar passivo rebocado. Essa tranquilidade é o que os chineses estão procurando porque subs diesel-elétricos são os mais silenciosos disponíveis, ainda mais silencioso do que a AIP.  O Lada fornece um caminho de desenvolvimento possível para os chineses  com subs ‘Song’ e ‘Yuan’.

Os Tipo 39 foram os primeiros submarinos chineses a ter o casco em forma de lágrima. O Tipo 41 foi pensado para ser apenas um 39 melhor, mas uma análise mais aprofundada feita pelos russos, constatou ser um clone do Kilo. Os russos acreditam agora, que o projeto ‘Song’ / ‘Yuan’ inteiro é parte de um plano de longo prazo para copiar o Kilo. Se for esse o caso, parece ter sido bem sucedido.

A China tem atualmente 13 classe Song, 12 da classe Kilo, sete classe Yuan e 25 Ming (classe Romeo russa melhorada). Existem apenas três SSNs classe Han, porque os chineses ainda estão tendo um monte de problemas com energia nuclear em submarinos. Apesar disso, os Hans vão para o mar, mesmo que eles sejam barulhentos e facilmente detectados por sensores ocidentais. Cinco Hans foram construídos (entre 1974 e 1991), mas dois já foram aposentados. Os submarinos Song /Yuan são destinadas a substituir os velhos Mings.

FONTE: Strategypage

FOTOS: Pakistan Defence

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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