ThyssenKrupp, Embraer e o estaleiro OCEANA se unem para concorrer no programa da Corveta ‘Tamandaré’

 

Meko A100 Light Frigate – Ilustração TKMS

Por Luiz Padilha

A empresa alemã ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS), se uniu com a Embraer e com o estaleiro OCEANA para participar do programa da Corveta Classe Tamandaré (CCT). Segundo o DAN pôde apurar, a proposta da TKMS será baseada em um navio de guerra moderno e já em construção. A proposta que será apresentada é baseada na Meko A100 Light Frigate.



A Meko A100 Light Frigate possui 107 metros de comprimento, boca de 16 metros, deslocamento de 3.200 toneladas (semelhante ao das fragatas da classe Niterói) e sistema de propulsão CODAD/CODLOD, proporcionando ao navio, desenvolver velocidade máxima de 28 knots.

O estaleiro OCEANA de Itajaí, Santa Catarina, pertence ao grupo CBO. Caso a proposta da TKMS seja a vencedora, o estaleiro irá construir os quatro navios, proporcionando uma curva de aprendizado perfeita para projetar e construir um navio mais complexo no futuro.

Vista aérea do estaleiro OCEANA em Itajaí-SC

Acreditamos que os navios propostos sejam equipados com o radar Smart-S 3D, com o radar de direção de tiro Stir 1.2 ambos da Thales e sonar ASO da Atlas Elektronik. Quanto ao CMS (Combat Management Systems), poderá ser o ANCS da Atlas Elektronik, amplamente utilizado nos navios da Marinha alemã.

A TKMS com essa proposta, torna-se um concorrente de peso no programa, onde todos os concorrentes terão que apresentar suas propostas até junho, quando então a Marinha do Brasil, irá apresentar uma short-list com os 5 estaleiros selecionados.



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