Torpedos térmicos russos, armas submarinas eficazes

Por Alfredo Rodríguez

A sociedade anônima Instituto de Investigação Científica de Tecnologia térmica Russian Maritime é especializada na concepção de torpedos com motores térmicos desde sua fundação, em 1948. Atualmente, o Instituto tem projetado e oferece os torpedos UGST e MTT equipados com motores de pistões axiais que trabalham com líquido monocombustível e permitem que sejam utilizados em espaços aquosos de diferentes salinidades para clientes estrangeiros.



O torpedo auto-guiado de UGST de águas profundas universais, de calibre de 53 cm. (21 polegadas), pode ser usado por submarinos e navios de superfície. Destina-se ao ataque a submersíveis e navios de superfície de diferentes classes que se movem em alta velocidade, bem como contra instalações marítimas costeiras e estáticas. Seu motor econômico gera uma potência de mais de 300 kW, que combinada com a hélice de canhão de água, garante um alcance de até 25 km na velocidade máxima de 50 nós e até 50 km com o mínimo de 40 nós, movendo-se para profundidades de até 500 m.

O uso do sistema de direção automática e dois canais antinavio-antisubmarino em combinação com um sistema de controle remoto, assegura a saída do torpedo de alta precisão com o alvo de detecção à distância de até 2,5 km. O autoguiding tem um grau suficiente de proteção contra interferência de diferentes meios modernos de perturbação hidro-acústica. O disparo com controle é auto-suficiente e compacto, garantindo o emprego no torpedo de combate em todos os modos de emprego, mesmo com o controle remoto do UGST, o sistema de combate de submarinos que não são adaptados para interagir com os sistemas a bordo do torpedo.

O torpedo térmico de pequenas dimensões MTT de 324 mm (12,8 polegadas) destina-se ao ataque a submarinos e pode ser utilizado em navios de superfície em conteiners e tubos submersíveis, uma vez que pode fazer parte do sistema de combate de mísseis anti-navio. O seu motor compacto tem 100 kW e assegura o deslocamento do torpedo a uma profundidade de não mais do que cerca de 600 m., Com maior ou menor velocidade entre 30 e 50 nós e intervalos de 20 e 9 km, respectivamente. O sistema active-passive autoguidance detecta alvos subaquáticos, até mesmo diesel de baixa tonelagem em distâncias de até 2,5 km e a cabeça de batalha de uma estrutura especial garante ataque a qualquer tipo de embarcação.

Existem variantes de práticas dos torpedos UGST e MTT equipados com um sistema de designação para a execução de tiros de instrução. Ambos passaram por um grande volume de testes em bancos de testes e no mar a partir de submarinos e navios de superfície da Marinha Russa, que confirmaram suas características táticas e técnicas de segurança. Os análogos russos desses torpedos equipam seus submarinos, corvetas e fragatas das últimas gerações da Marinha.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Defensa.com

COLABOROU: Angelo Almeida


Sair da versão mobile