US Navy vai construir 10 novos submarinos da classe ‘Virginia Block IV’

Virginia Class

Por Guilherme Wiltgen

A US Navy anunciou nesta segunda-feira um contrato recorde de US$ 17,645 bilhões com a General Dynamics Electric Boat e a Huntington Ingalls Newport News Shipbuilding para a construção de 10 novos submarinos de classe Virginia.

O contrato de custo fixo prevê a construção e entrega de dois Block IV por ano, uma unidade em cada estaleiro, durante o período de cinco anos. “O contrato do Block IV é o maior da história da construção naval da Marinha dos EUA em termos de valor total em dólares”, disse o Contra-Almirante Dave Johnson, diretor executivo do programa para submarinos do NAVSEA (Naval Sea Systems Command), acrescentando que “se baseia no relacionamento de sucesso entre a Marinha e a indústria do programa de classe Virginia”, chamando o programa de “um modelo de excelência de aquisição.”

O CA Johnson disse ainda que “A US Navy e os construtores trabalharam em conjunto para produzir um contrato que fosse justo para todos, reduzindo o custo unitário em relação ao Block III”.

O contrato do Block IV abrange do SSN 792 até o 801, sendo que o 792 conta com fundo no ano fiscal de 2014 e a sua construção será iniciada pela General Dynamics Electric Boat. O SSN 801 está programado para ser entregue em 2023. Nenhum dos novos submarinos receberam seus nomes.

Dez submarinos da classe Virginia já foram entregues e estão em serviço, enquanto outros oito estão em construção. O USS North Dakota (SSN 784) é o primeiro Block III e deve ser entregue neste verão.

Cada submarino vai deslocar 7.800 toneladas submerso, com um comprimento de 377 pés e diâmetro de 34 pés. O submarinos serão capazes de desenvolver velocidades superiores a 25 nós com uma profundidade de mergulho mais de 800 pés, sendo armados com torpedos Mark 48, mísseis Tomahawk e veículos submarinos não tripulados.

LEIA MAIS:

Como serão os próximos submarinos da US Navy

Sair da versão mobile