USS ‘Halyburton’ (FFG-40) é descomissionada após 30 anos de serviço na US Navy

FFG-40

Após mais de 30 anos de bons serviços, a fragata USS Halyburton (FFG-40), foi descomissionada na base naval de Mayport, Flórida, no último dia 06 de setembro, em uma cerimônia com a presença de membros da tripulação, família e amigos.

Entre os convidados estava o comandante aposentado Porter Halyburton, sobrinho do homônimo do navio e dono da medalha Silver Star, que ganhou por ter passado sete anos e meio como prisioneiro de guerra no Vietnã.

O “HalyB” serviu ao redor do mundo, realizando operações de interdições de drogas na costa da América do Sul e em operações no Oriente Médio. O navio ganhou inúmeros prêmios Battle ‘E’ para a prontidão de combate.

Em abril de 2009, ele se juntou ao destróier Bainbridge ao largo da costa da Somália para resolver a situação de reféns envolvendo o capitão americano Richard Phillips , que estava no navio com bandeira americana Maersk Alabama, que estava a caminho de Mombasa, no Quênia, com a ajuda alimentar. O incidente mais tarde tornou-se o assunto do filme de 2013, “Captain Phillips”.

O navio foi nomeado em homenagem ao Farmacêutico de segunda classe William David Halyburton Jr., que postumamente recebeu a Medalha de Honra por heroísmo durante a Batalha de Okinawa em 1945. Apesar de atingido por tiros de metralhadora, morteiro e franco-atiradores, o farmacêutico do 2nd Battalion, 5th Marines, foi até um fuzileiro naval caído e mesmo mortalmente ferido ele o ajudou. Halyburton protegeu com seu corpo o fuzileiro até vir a falecer com ferimentos mortais.

Ele está enterrado no National Memorial Cemitério do Pacífico, em Honolulu, Havaí.

O lema do navio é, “Não para si, mas para o país” reflete os valores de seu homônimo.

A quilha da fragata da classe Oliver Hazard Perry, foi batida em 26 de setembro de 1980, na Todd Pacific Shipyards Co., em Seattle, Washington, sendo comissionada 07 de janeiro de 1984.

Desde 2008, o navio e sua tripulação de 20 oficiais e 215 praças marinheiros foi baseada na Estação Naval de Mayport, onde ele fazia parte do esquadrão 14. A tripulação encerrou sua última viagem em 04 de junho.

“Foi um tremendo privilégio fazer parte deste incrível legado e honrar seu nome,” disse o comandante. David Fowler, o oficial comandante de Halyburton, em um comunicado da Marinha.

TRADUZIDO E ADAPTADO: Defesa Aérea & Naval

FONTE: Navy Times

Sair da versão mobile