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Home Indústria de Defesa

Venda de Super Tucanos da Embraer para Nigéria é liberada pelos EUA em contrato de US $593 mi

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
28/12/2017 - 09:53
em Indústria de Defesa
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Os Estados Unidos concordaram formalmente com a venda de 12 aviões militares Super Tucano A-29 e armamentos para a Nigéria, afirmou a Força Aérea do país africano, confirmando a retomada de um negócio congelado pelo governo de Barack Obama por preocupações com direitos humanos.

O ex-presidente norte-americano tinha adiado a venda dos aviões da Embraer, fabricados na Flórida em parceria com a Sierra Nevada Corporation, em uma das últimas decisões de de seu mandato depois que a Força Aérea da Nigéria bombardeou um campo de refugiados em janeiro.

Mas seu sucessor, Donald Trump, decidiu levar adiante a transação para apoiar os esforços da Nigéria em combater os militantes do grupo Boko Haram e impulsionar empregos na indústria militar dos EUA, disseram fontes à agência de notícias Reuters em abril.

A aeronáutica nigeriana disse em comunicado que o Departamento de Estado norte-americano aprovou a venda e os pagamentos necessários serão feitos antes de 20 de fevereiro. Não houve declaração imediata da embaixada dos EUA ou de autoridades em Washington.

O governo dos EUA e os oficiais da Força Aérea da Nigéria vão se encontrar no início de janeiro para discutir a entrega antecipada das aeronaves, assim que o pagamento for feito, disse a Força Aérea nigeriana.

A venda dos 12 aviões, com armas e serviços, vale US$ 593 milhões e o negócio inclui milhares de bombas e foguetes.

O Super Tucano com capacidades de reconhecimento, vigilância e ataque, custa mais de US$ 10 milhões, e o preço do turboélice pode ser muito maior dependendo da configuração de cada aeronave.

FONTE: Reuters

Tags: A-29 Super TucanoEmbraerNigériaSierra Nevada Corporation
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Comentários 13

  1. Marocs Ponti says:
    5 anos atrás

    Os EUA estao aproveitando que o governo brasileiro voltou a ser dos apandrinhados pelo Tio Sam e ademais e corrupto entao estao tentando acabar com as poucas industrias de ponta que temos. Basta lembrarem que o ministro das relacoes exteriores, Aloisio Nunes, correu para os EUA para informar os senadores de la da caida eventual da entao presidente Dilma Roussef. Ai abriram as pernas para o CLA (Centro de Lancamento de Alcantara) aonde os americanos abrirao uma base de lancamento de seus foguetes (o Jao nao tera acesso algum) e assim se vai – agua abaixo. Um gigante com potencial para ser tal mas de espirito portugues de apenas usufruir dos bens da terra e depois partir ficou com nossos lideres. Tipico ouvir de brasileiros “pais de …”,”povo de …”, como se estivessem cuspindo em si proprios refletindo a consequencia do espirito portugues como ha com os de la de cima que mantem um apartamento em NY, Paris, Londres, e acham um desconforto mas com alto lucro em ter que viver aqui. Assim acabaram com a FNM (primeiro caminhao brasileiro com motor brasileiro), a Mafersa (fabrica de trens), a Engesa (veiculos militares), a Gurgel (unico carro com motor brasileiro), e assim por diante. Finalmente tudo se revela, os industrialistas aceitam em revelar a corrupcao com os politicos para crescer mas no final eles acabam indo para a prisao enquanto os parceiros politicos estao livres gracas a um Supremo que lavou as maos e deixa os politicos decidirem seus proprios julgamentos. Sim estamos … Com a bolsa familia embora inicialmente boa mas num pais do Gerson, o unico que resta talvez seja o unico que podemos por na lideranca.

    Responder
    • Jose Augusto Pimentel says:
      4 anos atrás

      Os supertucanos usam tecnologia”made in USA” e precisam da aporvação dos EUA em sua vendas, o mesmo faria o Brasil se fosse detentr dessas tecnologias. Seu argumento de entreguista é muito caipira e não tem sentido. Diga a Embraer como vender seus produtos de forma melhor! Até os jatos comerciais da Embraer tem tecnologia dos EUA e se eles dizem não as vendas não funcionam. Daí a maior razão da Embraer entrar na cadeia mundial de produção e ser fornecedor dos EUA e poder vender junto com a Boeing em qualquer lugar no mundo.

      Responder
  2. jhon says:
    5 anos atrás

    falou tudo meu brother, nossos governantes não querem que os jovens de hoje tenham acesso a tecnologia e aprendizado de ponta, porque isso vai se refletir numa mudança cultural onde vai chegar com certeza no meio político , ameaçando o total controle atual que existe sobre a nação, com compra de votos por exemplo, para suborno e favorecimento de projetos que favorecem apenas a classe rica da sociedade. Por isso que o Brasil é um país que entrega grandes empresas para estrangeiros a preço de banana, fazendo com que esse dinheiro antes movimentado aqui dentro, seja movimentado fora do nosso país. Isso é uma vergonha, mas o que impressiona é o cinismo e a cara de pau dos políticos que falam ou praticam corrupção às claras,não se importando com a repercussão que vai dar, sinal de que não estão nem aí para a opinião pública, que por sua vez é omissa, covarde, sem influência. Infelizmente esse é o retrato do Brasil, terra de corruptos, de gente medrosa, que não busca seus direitos e dias melhores. Sem chances de sermos uma nação vitoriosa e soberana nos vários setores que movimentam a economia, produção e tecnologia de um país, seremos apenas coadjuvantes sem moral e autoridade nenhuma de opinar ou até mesmo intervir em algum projeto, venda ou compra seja ela qual for.

    Responder
  3. EduardoSP says:
    5 anos atrás

    Isso é que é agregar valor. O avião custa entre 10 e 15 milhões de dólares, e a venda completa, armas, treinamento, suporte, etc. ficou em quase 50 milhões por aeronave.

    Responder
  4. Gerson Carvalho says:
    5 anos atrás

    O Caça é projeto Brasileiro e fabricado no Brasil, também pode ser fabricado na subsidiaria da Embraer nos EUA quando eles compram. Porém, a avionica é dos EUA e com direito de veto.

    Responder
  5. Leonardo Rodrigues says:
    5 anos atrás

    Nao foi o governo Brasileiro? Pensei que a Embraer fosse brasileira? A compra pela Boeing é só fachada, já não é há muito tempo.

    Responder
    • Walysson says:
      5 anos atrás

      o super tucano tem quase toda a aviônica exportado dos EUA e essa decisão de bloquear vendas começou com o obama

      outra, a Embraer é 5% nacional, como você quer que com 5% o brasil saia dando pitaco em algo ?
      sem a exportação de peças hoje a Embraer não seria nada na vida, se você acha que esse país investe para criar turbinas e radar avançados está enganado amigo, hoje as universidades do Brasil é formada por jovens alienados usuários de drogas pesadas e a galerinha da black block.
      Me desculpe mas enquanto esse país formar jumentos não teremos sequer direito de dar opinião a quem nos fornece as tecnologias.
      nas universidades hoje só sai gentes para a área básica do país, não existe inversão de uma porcentagem do PIB para desenvolver tecnologia igual a países como alemanha,inglaterra,frança,

      não adianta reclamar 3° mundo sempre será o brasil e os brasileiros enquanto essa guerra politica continuar.
      eu que não espero de um país que deveria gastar + de 50 bilhões na área de pesquisa e desenvolvimento e preferiu dar a quem sequer tem condição de pagar algo.

      Responder
      • Leonardo Rodrigues says:
        5 anos atrás

        Primeiro é claro que fiz uma brincadeira falava que temos indústria, era isto que estava dizendo nas entrelinhas. Segundo o o Brasil detêm mais de 40% do controle acionário da Embraer sendo que são 35% com golden Share, ou seja, poder de veto pelo governo o restante é Bndespar. Terceiro a visão que tens das universidades brasileiras é equivocada, mas nossas melhores mentes acabam não ficando aqui. Não produzimos nada, temos apenas empresas sistemistas, montadoras de helicópteros, carros, aviões onde a maioria dos componentes de valor agregado vem de fora e se quiser fazer aqui não temos apoio ou o governo não incentiva.

        Responder
    • HMS TIRELESS says:
      5 anos atrás

      Meu caro, o A-29 usa muitos componentes que são fabricados nos EUA ou usam tecnologia norte-americana. Assim nada mais justo que eles exerçam eventual poder de veto no intuito de evitar que suas tecnologias caiam em mãos inimigas. Foi por esse motivo que a venda do A-29 foi vetada à Venezuela afinal, como esquecer da retórica do finado bufão bolivariano?

      No mais você continua a destilar a mesma bravata ressentida do burocrata russo barrado pela EMBRAER, segundo a qual a mesma seria uma “empresa norte-americana”. E uma vez que foi constituída segundo as leis brasileiras a EMBRAER é um empresa BRASILEIRA que, por ter sido privatizada, hoje ocupa lugar de destaque no mercado aeronáutico. E esse fato irrita os arautos do atraso estatista

      Responder
      • Fabio says:
        5 anos atrás

        Disse tudo…infelizmente pelo pensamento atrasado da população, que acredita num Estado Grande e bonzinho que continuaremos a ser o pais do futuro do futuro que nunca chegar…

        Responder
      • Leonardo Rodrigues says:
        5 anos atrás

        Meu caro hms tireless, em minúsculo mesmo, é justamente isto que falo, se não for com a boeing não temos avião. Acontece que países grandes compram de várias nações, ou seja a Índia compra da Russia, da França, dos EUA, mas também fabrica, independente dos questionamentos sobre a qualidade, a China idem e assim por diante. Somos um quintal, apenas isto. Os EUA somente tiveram seu míssel AIM-9 sidewinder somente conseguiu tornar-se 100% operacional na 1.800º unidade fabricada, mas eles não desistiram. Nós, bem nós nos preocupamos com os outros, desde que sejam brasileiros.

        Responder
    • Thiago says:
      5 anos atrás

      Até parece que vc não sabe da Embraer lá, junto a Sierra Nevada. Venda pelo Brasil, burocracia dos infernos alem da aprovação por ter componentes americanos, o Obanana proibiu a venda… Venda pelos EUA, a Embraer trabalha com a Sierra Nevada para montar os A-29 lá, mais facil de ser aprovado. Ou seja a venda é da Embraer pelos EUA. Toda hora vcs choram por alguma coisa, nunca estão satisfeitos com nada.

      Responder
      • Leonardo Rodrigues says:
        5 anos atrás

        Sei sim, compreendo a genuflexão ad eternum de nossos governantes. Apenas isto, nós somos aquilo que eles deixarem e pior, isto não nos incomoda. Simples assim.

        Responder

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