Primeira Almirante brasileira visita a Marinha dos Estados Unidos da América

1

De 25 de fevereiro a 1º de março, a Contra-Almirante (Md) Dalva Maria Carvalho Mendes, primeira Oficial-General feminina do Brasil, viajou para os Estados Unidos da América (EUA) com o intuito de trocar experiências atinentes aos aspectos relacionados à carreira e à formação com o do Corpo Feminino da Marinha dos EUA, conhecer o Setor do Pessoal estadunidense e observar algumas Organizações Militares da Marinha norte-americana, localizadas em Washington, Millington, Tennessee, Norfolk e Virgínia. A Almirante foi acompanhada pela Vice-Diretora de Ensino da Marinha, Capitão-de-Mar-e-Guerra (T) Aldner Peres de Oliveira, e pela Primeiro-Tenente (CD) Luísa Brazão de Abreu, do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha.

Foi uma semana de intensas atividades, incluindo visitas as instituições de saúde, de ensino e protocolares. Durante esse período, a Almirante brasileira e comitiva tiveram a chance de trocar informações e experiências com as militares de diferentes especialidades e de conhecer a rotina militar feminina norte-americana, visitando alojamentos, locais de trabalho, espaços de estudo e de prática desportiva, tanto na Academia Naval de Annápolis, quanto a bordo do Navio USS “Bataan” – um meio naval de assalto anfíbio que conta com várias militares mulheres na tripulação em virtude das facilidades médicas e odontológicas disponíveis.

Ainda como parte da programação, a Contra-Almirante (Md) Dalva e sua comitiva participaram de um almoço no Pentágono, com a presença de sete militares norte-americanas e Almirantes dos diversos Corpos e Quadros, num ambiente de descontração.

A visita à Marinha norte-americana agregou inúmeros conhecimentos sobre a participação da mulher nas Forças Armadas, trazendo informações importantes para os Setores de Pessoal e de Ensino da Marinha do Brasil.

Sair da versão mobile