O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, recebeu, nesta quarta-feira (dia 12/03), na sede da Vice-Presidência da República, a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, acompanhada por delegação de empresários suecos, para discutir oportunidades de investimentos e maneiras de aprofundar as relações entre os dois países, que completam 200 anos de relações diplomáticas no próximo ano. Estavam presentes CEOs e representantes de mais de 10 empresas, como SAAB, Ericsson, FAM AB e SKF, entre outras.
O vice-presidente destacou a importância do acordo Mercosul-União Europeia, alcançado no ano passado, para impulsionar o comércio entre os dois blocos e convidou as empresas suecas a participarem da COP-30 em Belém, no segundo semestre. Os dois lados reconheceram o interesse em fortalecer a parceria em áreas como desenvolvimento sustentável, segurança, digitalização, descarbonização, energia e telecomunicação.
A Suécia figura entre os 21 principais investidores diretos no Brasil (US$ 299 milhões em 2024), com aproximadamente 220 empresas suecas presentes no Brasil e que empregam cerca de 60.000 pessoas.