DAN entrevistou o comandante do USCGC Stone (WMSL 758)

Por Luiz Padilha

Durante a rápida passagem do USCGC Stone, o mais novo ‘Cutter’ da US Coast Guard (Guarda Costeira dos EUA), no Rio de Janeiro, o Defesa Aérea & Naval (DAN), teve a oportunidade de visitar o navio e realizar uma rápida entrevista com o seu comandante, Captain Adam Morrison.

Comandante do USCGC Stone, Capitain Adam Morrison.

Defesa Aérea & Naval – Como foi a preparação de sua tripulação para a realização deste deployment no Atlântico Sul?

Capt. Morrison – Tenho muito orgulho dos profissionais, homens e mulheres, a quem sirvo. Não é uma tarefa fácil montar uma tripulação e preparar um cutter para o mar, mas esta tripulação teve que realizar essa difícil tarefa enquanto observava as medidas de proteção associadas à pandemia do Coronavirus-19. A tripulação e eu estamos curtindo nosso cruzeiro de shakedown e esta primeira viagem histórica, enquanto o Stone inicia uma carreira de serviço à América. Nós já realizamos nossa primeira interdição de narcóticos e nossa interação com a Guiana e o Brasil tem sido excelente. Enquanto busca balancear os requisitos de treinamento e qualificação, a tripulação do Stone continuará a se envolver com as nações parceiras na América do Sul em nossa busca comum para conter a pesca ilegal.

DAN – Que característica do USCGC Stone, dentro do perfil de atuação da US Coast Guard, o senhor gostaria de destacar?  

Capt. Morrison – O nome do navio é em homenagem ao Comandante da Guarda Costeira dos EUA, Elmer “Archie” Fowler Stone, o primeiro aviador da Guarda Costeira dos EUA. Somos o nono ‘cutter’ de segurança nacional. Somos a maior e mais avançada tecnologicamente, classe de ‘cutters’ da Guarda Costeira; os NSCs substituem os antigos ‘cutters’ de 378 pés, que estão em serviço desde 1960. Em comparação com os ‘cutters’ mais antigos, o design dos NSCs oferece melhor manutenção no mar e velocidades de trânsito sustentadas mais altas, maior resistência, alcance e a capacidade de lançar e recuperar pequenos barcos de instalações de apoio na popa e na aviação, uma cabine de comando para operar helicópteros em um convoo sem tripulação. Em termos de combate à atividade ilícita, estamos bem posicionados com base na tecnologia. Ainda assim, não se pode substituir pessoas. Embora nova neste navio, esta tripulação está à altura do desafio e está ansiosa para conduzir nossas missões.

USCGC Stone (WMSL 758) atracado na Base Naval do Rio de Janeiro

DAN – Segundo o Twitter da US Coast Guard, o Stone iria realizar patrulhas no Atlântico Sul. O senhor poderia nos falar como será a atuação da US Coast Guard no patrulhamento contra a Pesca Ilegal, Não Regulada e Não Declarada (IUU), no Atlântico Sul?

Capt. Morrison – A pesca IUU substituiu a pirataria como a principal ameaça à segurança marítima global. Temos mais experiência e acordos de cooperação em áreas como o Pacífico, que permitem patrulhas conjuntas de fiscalização. Procuramos aprofundar as relações no Atlântico com os parceiros adquiridos que também dão prioridade a esta questão. Existem três linhas de esforço específicas que a Guarda Costeira dos EUA está buscando para conter a pesca IUU.

* Promover operações orientadas por inteligência. Felizmente, temos um acordo de compartilhamento de informações com o Brasil.

* Combater o comportamento predatório e irresponsável do estado. Esses compromissos e esforços de construção de relacionamento promovem uma forte governança internacional dos oceanos à medida que trabalhamos juntos para desenvolver práticas de fiscalização mais robustas.

* Expandir nossa cooperação multilateral de fiscalização da pesca. Os peixes são um recurso móvel que não conhece fronteiras e o oceano está todo conectado. Como nações que priorizam a saúde de nossos oceanos e a proteção dos recursos, devemos nos unir e mostrar esse espírito cooperativo enquanto trabalhamos para melhorar outras relações, desenvolver estruturas de governança mais significativas sobre o assunto e compartilhar informações e práticas que funcionem.

DAN – Como será a atuação da US Coast Guard em parceria com a Marinha do Brasil? 

Capt. Morrison – Já realizamos exercícios de combate a drogas em pequenas embarcações, seguidos de um exercício de resgate e assistência, bem como uma demonstração de busca e resgate que inclui o envio de nosso mergulhador de resgate especializado. No dia 22 de janeiro, o Stone fará exercícios adicionais com o NPaOc Amazonas. Esses exercícios são uma excelente oportunidade para familiarizar nossos parceiros com nossas operações e recursos, ao mesmo tempo em que compartilham informações e melhores práticas.

Navio Patrulha Oceânico Amazonas (P 120)

DAN – No caso de encontrar navios realizando a pesca ilegal dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil, que procedimento o navio adotará?

Capt. Morrison – Caso o Stone encontre pesca ilegal na ZEE do Brasil, trabalharíamos com a Embaixada para receber o consentimento do Estado brasileirod para qualquer embarque e trabalharíamos em cooperação com as forças brasileiras.

DAN – Sabe-se da existência de navios de pesca chineses atuando tanto no pacífico Sul quanto no Atlântico Sul, especificamente próximos ao mar territorial argentino. Podemos classificar a presença do Stone na região como um recado político para a China?

Capt. Morrison – Os Estados Unidos são um líder global no combate à pesca IUU, incluindo trabalho multilateral para fortalecer as regras que regem a pesca internacional e o envolvimento bilateral com os Estados costeiros, portuários e de mercado do mundo. O valor da produção global de peixes capturados em 2018 foi de mais de $ 151 bilhões, e estima-se que a pesca IUU resulta em dezenas de bilhões de dólares de receita perdida todos os anos. Muitos países estão envolvidos na captura ilegal de peixes. A pesca IUU põe em risco a segurança alimentar global, desestabiliza a segurança econômica dos Estados costeiros e viola a soberania do Estado ao minar os acordos internacionais e as medidas de conservação da pesca. No Atlântico Sul, encorajamos nossos parceiros regionais a estarem vigilantes enquanto trabalhamos juntos para proteger as águas que compartilhamos.

DAN – Depois do Rio de Janeiro, qual a programação do navio?

Capt. Morrison – O Stone vai patrulhar mais ao sul para trabalhar com o Uruguai e a Argentina.

DAN – Gostariamos que o senhor nos falasse sobre suas espectativas com relação a Operação Cruzeiro do Sul.

Capt. Morrison – Como parte da Operação Cruzeiro do Sul, o Stone coopera com as forças marítimas da Guiana, Brasil, Uruguai, Argentina e Portugal. Como mencionado, o Stone é nosso mais novo ‘cutter’ de Segurança Nacional da classe Legend, em homenagem ao Comandante Elmer Stone, o primeiro aviador da USCG.

Esta patrulha é um exemplo de nossa cooperação contínua dos EUA com o Brasil e, mais especificamente, com parceiros no Atlântico Sul para combater a pesca IUU. A Guarda Costeira dos EUA tem um excelente relacionamento com o Brasil, e tivemos o prazer de receber o navio escola NE Brasil (U 27) em várias de nossas unidades na Costa do Golfo dos Estados Unidos em novembro. Enquanto estivermos em navegando, continuaremos a realizar todas as missões estatutárias da USCG conforme as circunstâncias o justifiquem, como a nossa interdição do navio rápido que transportava cocaína em 6 de janeiro, ao sul da República Dominicana.

NOTA DO EDITOR: Gostaria de agradecer ao comandante do USCGC Stone, Capitain Adam Morrison, pela gentileza com que me recebeu a bordo de seu navio, proporcionando ao DAN a oportunidade de conhecer o mais novo ‘cutter’ da US Coast Guard. Agradeço também ao apoio do Comando do 1º Distrito Naval que apoiou essa iniciativa, sem a qual não teria sido possível realizar a visita e esta entrevista. 

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