Aeroporto no Japão pode tornar-se local de pouso para o Dream Chaser

Por Jonathan Snyder

Um operador americano com um contrato da NASA para reabastecer a estação espacial internacional está considerando um aeroporto no sudoeste do Japão como um local de pouso alternativo.

O Dream Chaser, desenvolvido pela Sierra Space Corp. de Broomfield, Colo., É projetado para transportar até seis toneladas de carga e tripulação para destinos em órbita baixa da terra, incluindo a ISS.

O avião, montado em um foguete, será lançado do Centro Espacial Kennedy na Flórida, de acordo com um blog da NASA publicado em novembro de 2019.

Sierra Space, uma empresa privada, é uma parceria com a Kanematsu Corp. da Prefeitura de Tóquio e Oita para fornecer um local de pouso alternativo para o plano espacial no aeroporto de Oita, de acordo com as recentes declarações da Sierra Space e Kanematsu.

Sierra Space escolheu o aeroporto pela sua pista de 3 quilômetros e a posição preferida pelo turismo e hub econômico, segundo o jornal Mainchi. As negociações entre os três sobre o uso do aeroporto começaram em torno de maio, de acordo com o relatório que afirma que o avião poderia pousar lá em 2026 se o site for oficialmente escolhido.

“Através deste projeto com Oita Prefecture e Kanematsu podemos imaginar um futuro onde a portal espacial Oita é um hub para os desembarques, permitindo que as missões espaciais de retorno aterrissem no Japão como parte de nossa crescente rede global de sites de pouso,” CEO da Sierra Space Tom Vice disse em um comunicado de imprensa 26 de fevereiro.

Sierra Space, em particular mantida por bilionários Fatih e Eren Ozmen, imigrantes turcos agora baseados em Sparks, NEV., vale US $ 4,5 bilhões, de acordo com a CNBC em abril. Além do Dream Chaser reutilizável, a empresa também está desenvolvendo uma estação espacial, a Orbital Reef fundada pela Amazon do bilionário Jeff Bezos, relatou a CNBC em novembro.

Seus desenvolvedores descrevem o Orbital Reef como um “parque comercial de uso misto”, uma estação espacial de propriedade comercial e operada na órbita baixa da terra para pesquisas, clientes industriais, internacionais e comerciais, de acordo com Orbitalreef.com. Pode estar em operação até 2030, quando a NASA espera aposentar a ISS.

A NASA contratou em 2016 com o Sierra Espaço para reabastecer o ISS em um mínimo de sete missões carregando suprimentos críticos, como experimentos de alimentos, água e ciência, começando em 2023, de acordo com o site da Sierra Corp. O contrato também inclui serviço de retorno e descarte para a estação espacial.

“Estamos satisfeitos com a Prefeitura de Oita e a Kanematsu Corp. tenham juntado forças através da rede de associação do Espaçoporto do  Japão para discutir a possibilidade de estabelecer um local de pouso na Ásia para o Dream Chaser da Sierra,” disse o Diretor do Espaço no Japão, Naoko Yamazaki.

Sierra Espaço está trabalhando em vários locais de desembarque internacionais, incluindo Spaceport Cornwall na U.K., de acordo com o site da empresa.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

Sair da versão mobile