Antena de radar Sentinel-1C abriu suas asas pela primeira vez

As an advanced radar mission, Sentinel-1 can image the Earth’s surface through cloud and rain and regardless of whether it is day or night. This makes it an ideal mission, for example, for monitoring the polar regions, which are in darkness during the winter months and tropical forests, which are typically shrouded by cloud.Over oceans and seas, the mission provides imagery to generate timely maps of sea-ice conditions for safe passage, to detect and track oil spills and to provide information on wind, waves and currents. Over land, Sentinel-1’s systematic observations are used to track changes in the way the land is used and to monitor ground movement with exceptional accuracy. Moreover, this new mission is designed specifically to aid fast response during emergencies and disasters such as flooding and earthquakes.The 12.3 meter antenna is made up of five panels. Four of them are folded sideways onto a support frame during launch and will be deployed in orbit. Airbus (Friedrichshafen, Germany) is responsible for the radar instrument.

Friedrichshafen, 11 de agosto de 2020 – Fixada em um dispositivo especial, simulando condições de gravidade zero, a antena de radar SAR (Synthetic Aperture Radar) de 12,3 metros de largura e 860 kg do satélite Copernicus Sentinel-1C abriu com sucesso suas asas no Airbus Integrated Technology Center em Friedrichshafen (Alemanha) pela primeira vez.

O Sentinel-1C é o terceiro da série de satélites de radar Sentinel-1 e garantirá a continuidade dos dados para os muitos serviços oferecidos pelo programa Copernicus da UE. O satélite Sentinel-1C equipado com radar de banda C, fornecerá imagens de radar de toda a superfície da Terra como parte do programa Copernicus financiado pela União Europeia e pela Agência Espacial Europeia (ESA). A Thales Alenia Space é a contratada principal do Sentinel-1C e seu gêmeo Sentinel-1 D. A Airbus Defense and Space é responsável por ambos os radares.

Essas imagens de radar serão usadas em muitas áreas de observação da Terra, incluindo monitoramento do gelo marinho do Ártico, mapeamento de rotina do gelo marinho, vigilância do ambiente marinho, monitoramento da superfície terrestre quanto aos riscos de movimento, mapeamento florestal, gestão de água e solo ajuda humanitária e monitoramento de desastres.

A antena consiste em um painel central que será fixado à plataforma de satélite e duas asas de antena destacáveis ​​com dois painéis cada. O teste de desdobramento foi para verificar a implantação correta dessas duas asas e medir a planaridade da antena como um indicador para a futura qualidade da imagem SAR.

A próxima etapa na sequência de teste de aceitação do instrumento SAR (antena completa com o subsistema eletrônico de antena construído pela Airbus Portsmouth, Reino Unido) é uma campanha de teste funcional e de desempenho, planejada para ser executada até o final de outubro de 2020. Finalmente, as características de radiofrequência da antena serão ser verificado antes de o instrumento ser enviado para a Thales Alenia Space para integração da plataforma. O Copernicus Sentinel-1C está definido para lançamento em 2022.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Airbus

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