Plataformas de lançamento novas ou reformuladas em Cabo Canaveral estão sendo consideradas para a SpaceX Starship

Por Richard Tribou

O Departamento de Defesa está procurando um novo lar para a Starship da SpaceX, iniciando o processo para determinar qual seria o impacto ambiental para permitir o lançamento do foguete mais poderoso do mundo a partir da Costa Espacial. Liderada pela Força Aérea dos EUA, que inclui a Força Espacial, mas trabalhando com a NASA, a Administração Federal de Aviação e a Guarda Costeira dos EUA, o que é oficialmente chamado de Declaração de Impacto Ambiental (EIS) tem os requisitos mais rigorosos ao pesar os prejuízos que um projeto pode ter em seu entorno. A Força Aérea detalhou seus planos para o EIS em um novo site: spaceforcestarshipeis.com.

Por enquanto, a SpaceX continua tentando lançamentos de teste do foguete Starship e Super Heavy de suas instalações Starbase em Boca Chica, Texas. A empresa teve dois lançamentos em 2023, nos quais o foguete gerando mais de 16 milhões de libras de empuxo conseguiu sair da plataforma de lançamento, mas terminou com o hardware explodindo minutos após a decolagem em ambas as vezes. O primeiro dos dois lançamentos criou tanta potência na decolagem que destruiu a plataforma de lançamento, provocando grandes mudanças que acabaram valendo a pena para o segundo lançamento, com a plataforma sofrendo poucos danos.

Uma terceira tentativa de fazer com que a Starship complete seu voo de teste suborbital pode ocorrer antes do final do próximo mês. O grande poder da Starship, no entanto, fez com que a NASA levantasse bandeiras enquanto a SpaceX construía uma torre na plataforma de lançamento 39-A do Centro Espacial Kennedy para apoiar futuros voos da Starship. Esta é a mesma plataforma onde faz os lançamentos do Falcon 9 e do Falcon Heavy, mas o mais importante para a NASA é a única plataforma de lançamento da SpaceX na época que poderia suportar voos espaciais humanos.

Isso levou a SpaceX a construir uma segunda torre de suporte no Complexo de Lançamento Espacial 40 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, nas proximidades, que poderia suportar lançamentos humanos, embora ainda não tenha sido concluída. E embora a SpaceX possa um dia usar o KSC para lançamentos de naves estelares, a Força Espacial está empenhada em garantir que não haja atrasos na sua capacidade de usar o enorme foguete para seus próprios fins. Assim, o EIC está a considerar três opções.

Uma delas é fazer a transição do Complexo de Lançamento Espacial 37 depois de apoiar a missão final do foguete Delta IV Heavy da United Launch Alliance, prevista para voar neste verão. A segunda é construir uma nova plataforma de lançamento chamada Space Launch Complex 50, que estaria localizada entre SLC 40 e SLC 37, que atualmente é um terreno não urbanizado. A última opção é não fazer nada.

Às vezes, um processo EIC pode levar anos. Foi um dos processos que os funcionários da SpaceX temiam que fosse necessário quando ela buscava os direitos de lançamento do Texas no final da “Avaliação Ambiental” menos rigorosa sob a Lei de Política Ambiental Nacional. As próximas etapas do processo são uma série de reuniões públicas. O primeiro será na terça-feira, 5 de março, das 16h às 19h, na Catherine Schweinsberg Rood Central Cocoa Library, seguido na quarta-feira, 6 de março, das 16h às 19h, no Titusville Civic Center, e na quinta-feira, 7 de março, das 16h às 19h, no Radisson Resort no Porto de Cabo Canaveral. Também está prevista uma reunião virtual na terça-feira, 12 de março, às 18h, segundo o site.

 

Starship é o foguete totalmente reutilizável planejado pela SpaceX para eventualmente substituir sua família de foguetes Falcon. O objetivo de Elon Musk com a espaçonave é permitir a colonização de Marte a tempo, e o foguete tem capacidade para transportar até 100 passageiros ou até 500.000 libras de carga para o espaço, o que é mais de três vezes a capacidade de carga útil do Falcon Heavy. Militares dos EUA esperam um dia transportar suprimentos, talvez tropas, na nave estelar da SpaceX.

A capacidade de potenciais voos ponto a ponto na Terra, porém, que poderiam enviar rapidamente carga ou mesmo tropas, também deixou o Departamento de Defesa interessado no sucesso da Starship. O objetivo de buscar o EIC é “avançar as capacidades espaciais dos EUA e fornecer infraestrutura de lançamento e pouso em prol da política dos EUA para garantir as capacidades necessárias para lançar e inserir cargas úteis (do Departamento da Força Aérea) no espaço”, de acordo com o site.

Entre as necessidades listadas para encontrar um novo local de lançamento estão garantir o acesso ao espaço sem comprometer a capacidade de lançamento atual, maximizar a infraestrutura de transporte espacial do DoD pelo setor privado, maximizar a eficácia e eficiência dessa infraestrutura, reduzir custos para o DoD e incentivar o espaço comercial.

Atividades

A noção de que a regulamentação governamental estava prejudicando o progresso da SpaceX e de outras empresas comerciais foi objeto de discussão na Conferência de Mobilidade Espacial do mês passado, em Orlando, organizada pela Força Espacial. “Eu realmente não tenho a sensação de que neste momento estamos prontos, que nosso governo está pronto e precisamos encorajar o investimento apropriado e a atenção apropriada em nível nacional para permitir o que está por vir”, disse o sênior da SpaceX, conselheiro Gary Henry, que apontou os objetivos da empresa de lançar centenas de naves estelares de várias plataformas de lançamento nos próximos anos, assim que estiverem instaladas e funcionando. O apelo à ação foi repetido por membros militares do painel, incluindo o coronel da Força Aérea Gabe Arrington, chefe de tecnologia disruptiva.

“Precisamos olhar para dentro de nós mesmos e para dentro das organizações que representamos e descobrir como podemos permitir que essa capacidade crítica seja acelerada”, disse ele.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Stars and Stripes

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