O Exército Brasileiro, por meio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) promove o II Ciclo de Estudos de História Militar da Amazônia (II CEHMA). O evento está dividido em duas fases: – a primeira, no dia 16 de maio, quarta-feira, com o tema “A presença do Exército Brasileiro na Amazônia”, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), Rio de Janeiro (RJ); – e a segunda fase, em parceria com o Comando Militar do Norte, em Belém (PA), que acontecerá no mês de setembro.



A partir do dia 16 de maio até o dia 3 de junho, no CCJF, haverá exposição composta por acervos históricos (medalhas, uniformes e equipamentos, pôsteres, vídeos), que retratam os militares do Exército Brasileiro da época. A visitação acontece de sexta a domingo, das 12:00 h às 19:00 horas.

O II CEHMA tem como finalidade promover o estudo e a divulgação da presença do Exército na Amazônia, que ocorre desde o início do século XVII e vem sendo ampliada pela instalação de diversas organizações militares de fronteira, de selva e de engenharia de construção. Tais unidades representam polos de desenvolvimento, em torno dos quais, como ocorreu no passado, crescem núcleos habitacionais, garantidores da presença do Estado brasileiro e da soberania nacional.

Histórico

Em 2017, a DPHCEx, por intermédio do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército, em parceria com o Centro Cultural da Justiça Federal, realizou o “I Ciclo de Estudos de História Militar da Amazônia” (I CEHMA), que foi dividido em duas fases: – a primeira, no Rio de Janeiro (RJ), teve como tema  “Os caminhos de Rondon na conquista e integração da Amazônia”; – a segunda fase foi realizada em Manaus (AM), no contexto do “V Seminário de História Militar da Amazônia”, em parceria com o Comando Militar da Amazônia e a Universidade Federal do Amazonas, com o tema: “A memória e a identidade da Amazônia brasileira.”

Serviço:

II Ciclo de Estudos de História Militar da Amazônia

– Data: 16 de maio de 2018 (quarta-feira).

– Horário das atividades:

   abertura do evento: 14:00 h;  palestras e debates: 14:15 h;  inauguração da exposição: 17:45 h.

– Visitação da exposição: de 16 de maio a 3 de junho, de sexta a domingo, das 12:00 h às 19:00 h.

– Local: Centro Cultural da Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro (RJ).

FONTE: Agência Verde Oliva



image_pdfimage_print

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.