1º Brigada de Artilharia Antiaérea – Manutenção preventiva nos equipamentos utilizados nos Jogos Rio 2016

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Guarujá (SP) – A 1º Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª Bda AAAe) é dotada de equipamentos modernos e com tecnologias bastante avançadas, como os Sistemas de Controle e Alerta, seus respectivos Centros de Operações Antiaéreas Eletrônicos e os Radares Saber M60, todos desenvolvidos pelo Centro de Tecnologia do Exército, em parceria com a empresa BRADAR.

No que se refere ao armamento, a Brigada é dotada do Sistema de Míssil Antiaéreo RBS70, fabricado pela empresa Sueca SAAB Dynamics, e o Blindado Gepard, fabricado pela empresa alemã KMW. Devido à complexidade dos equipamentos, para garantir a sua operacionalidade durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, cada um possui aparelhos especializados para testar seu funcionamento.

A manutenção do Sistema de Controle e Alerta e do Míssil RBS70 é realizada pelo Batalhão de Manutenção e Suprimento de Artilharia Antiaérea, sediado em Osasco (SP), que, para apoiar a 1ª Bda AAAe durante os Jogos, desdobrou um Destacamento Logístico de Artilharia Antiaérea nas instalações da Escola de Artilharia Antiaérea.

O Blindado Gepard também requer manutenção especializada, que a KMW, empresa alemã com filial no Brasil, realiza, juntamente com militares da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada.

FONTE:Fonte: 1ª Bda AAAe

Sair da versão mobile