9º BEComb completa 73 anos de criação

Orgulho da cidade Batalhao completa 73 anos 1

Com participação na derrocada do nazismo Batalhão fez história

Criado pelo Decreto nº 4.799, de 06 de outubro de 1942, e organizado no quartel do 1º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade do Rio de Janeiro. Seu primeiro comandante foi o capitão Francisco de Paula Gonzaga de Oliveira. O 9º BEComb, hoje, dia 06 de outubro, o Batalhão está completando 73 anos de criação.

Com uma importante participação na 2ª Guerra Mundial cooperou para o êxito da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária nas conquistas de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese, o Batalhão é motivo de orgulho para a cidade de Aquidauana e todos os que por ali passaram servindo ao Brasil.

Atualmente o batalhão tem  em uma de suas missões treinar militares de todo o Brasil para participarem das missões de paz no Haiti. Seu papel naquele país é ajudar a reconstruí-lo após o terremoto que devastou a ilha.

Em Aquidauana a unidade participa ativamente da economia local aquecendo o comércio e empresas prestadoras de serviços, forma jovens para o mercado de trabalho e auxilia nas calamidades públicas. Seu nome histórico é uma homenagem ao coronel Carlos de Morais Camisão, líder da Retirada da Laguna, durante a Guerra do Paraguai.

Coronel José Diderot Fonseca

Atualmente é comandado pelo Coronel José Diderot Fonseca e é subordinado ao Núcleo do 3º Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Oeste, sediado em Campo Grande.

Aos 73 anos o jovem Batalhão, totalmente integrado à sociedade, forma cidadãos e continua oportunizando a ascensão social de jovens que procuram a carreira militar.

FONTE: JNEdiário

Sair da versão mobile