DCT/CTEx e AEL Sistemas avançam no Programa RDS DEFESA

No último dia 30 de junho, a AEL Sistemas, empresa brasileira da Base Industrial de Defesa (BID), entregou dois Protótipos veiculares da Versão BETA (PVB) do Projeto Rádio Definido por Software do Ministério da Defesa (RDS DEFESA) ao Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

Os equipamentos entregues foram desenvolvidos pela AEL Sistemas, CPQD, Kryptus e Sigma Delta, integrantes de um arranjo produtivo nacional sustentável de rádios criado pelo Projeto RDS DEFESA, do qual também participa a IMBEL. Nesse desenvolvimento, foram superados diversos desafios tecnológicos, reduzindo-se significativamente o peso e volume do equipamento, bem como adequando-o aos rigorosos requisitos ambientais para uma operação em blindados.

No mês de julho na AEL Sistemas, uma força tarefa liderada pelo CTEx finalizou a integração das Formas de Onda e realizou com sucesso testes de transmissão de voz e dados nas bandas HF e V/UHF. Dentro das comemorações da semana do Quadro de Engenheiros Militares do Exército em 5 de agosto, os engenheiros do CTEx e da AEL fizeram uma demonstração do PVB integrado ao sistema de Comando e Controle (C2) Gerenciador do Campo de Batalha (GCB) desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas, do Exército Brasileiro, na sede do CTEX, no Rio de Janeiro.

O GCB utilizou o RDS DEFESA como meio de transmissão de dados, evidenciando a sua viabilidade para emprego operacional nas plataformas blindadas do Exército.

Sair da versão mobile