Diretoria de Fabricação apresenta o Cascavel NG ao Alto Comando do Exército

O protótipo da Viatura Blindada de Reconhecimento – Média Sobre Rodas (VBR-MSR) EE-9 Cascavel (Cascavel NG) foi apresentado durante a 354ª Reunião do Alto-Comando do Exército (RACE), assim como outras entregas do Sistema de Fabricação, em particular a revitalização do Obuseiro 105 mm L118 Light Gun, ambas realizadas nas instalações do Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP).

O protótipo do Cascavel NG foi apresentado com todas as modificações na plataforma automotiva, destacando a substituição do motor e da caixa automática, a instalação de ar condicionado, novo sistema de freios e o novo painel do motorista. O giro da torre e a elevação do canhão 90mm estão sendo realizados por comando elétrico acionado por joystick.

No pacote de optrônicos, destaca-se a instalação de 4 câmeras situacionais para o motorista, sendo uma a frente, duas aos flancos e 1 a retaguarda, além de periscópios e visão noturna.

Já para o atirador e comandante, tem-se uma câmera diurna, visão termal e telêmetro laser, adicionando a luneta de 4x e 12x para o atirador.

Esses equipamentos optrônicos estão integrados a um novo computador de tiro, responsável pela execução de todos os cálculos balísticos, proporcionando um aumento significativo na precisão dos disparos, sendo as informações disponibilizadas em um display de 10,9” para cada um dos tripulantes.

A revitalização do Obuseiro Light Gun está calcada no processo de nacionalização de componentes que apresentaram histórico de falhas, sendo aproximamente 450 itens.
No processo de revisão e engenharia reversa de alguns componentes existe a oportunidade, sem alterar o projeto original, da melhoria de desempenho, o que contribui para incrementar o período de disponibilidade a um custo menor e aumentar o grau de manutenabilidade do equipamento.

Por fim, é desenvolvido um suporte de manutenção com treinamento, fornecimento de peças, ferramental e insumos ao usuário e aos Batalhões Logísticos responsáveis pelo equipamento.

FONTE: DF

Sair da versão mobile