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Home Exército

EDS e Exército Brasileiro assinam Contrato de Licenciamento do Radar M60

Luiz Padilha por Luiz Padilha
14/12/2017 - 17:34
em Exército
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Brasília (DF) – No dia 13 de dezembro, no Quartel-General do Exército, foi realizada a assinatura do contrato de licenciamento e certificação do Radar SABER M60, entre o Exército Brasileiro e a EMBRAER Defesa. A certificação é o resultado de uma parceria entre as instituições no desenvolvimento de tecnologia nacional de defesa para a criação de um equipamento destinado a integrar um sistema antiaéreo visando a proteção de pontos e áreas sensíveis.

Na presença do Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; do presidente da EMBRAER Defesa e Segurança, Jackson Schneider; e de oficiais-generais da Instituição; o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, assinou o contrato de licenciamento do Radar SABER M60 com o presidente da Savis Bradar (empresa controlada pela EMBRAER), Nilson Santin.

“O Radar SABER M60 é, realmente, um caso de sucesso!”, afirmou o chefe do DCT, General Juarez. Já o presidente da EMBRAER Defesa e Segurança ressaltou o orgulho da parceria com o Exército e explicou que, a partir desse licenciamento, o radar será comercializado para outros países e a tecnologia gerada poderá ser aproveitada em prol do Brasil. “Hoje é um momento importante para a EMBRAER, para o Exército e para o País”, completou.

RADAR SABER M60

O SABER M60 é utilizado pelas tropas brasileiras desde 2012, e foi empregado inclusive nas operações em prol dos grandes eventos sediados pelo Brasil nos últimos anos. Ele permite rastrear alvos em um raio de 60 quilômetros, transmitindo informações em tempo real para um Centro de Operações de Artilharia Antiaérea (COAA). O equipamento também está integrado ao Sisdabra (Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro) da Força Aérea Brasileira. O radar foi desenvolvido pela BRADAR, empresa controlada pela EMBRAER Defesa e Segurança, em parceria com o Centro Tecnológico do Exército.

Leve, o M60 pode ser facilmente transportado para qualquer local do território nacional ou empregado em missões de paz no exterior. Sua instalação para entrar em operação pode ser feita em menos de 15 minutos e por apenas três pessoas. Outro ponto importante é que o radar pode ser integrado a sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões antiaéreos.

O Radar SABER M60 possui baixo peso e elevada mobilidade, é acondicionado em caixas de transporte, podendo ser transportado por viaturas, aviões de pequeno porte, helicópteros, trens e embarcações, pode ser instalado no alto de edificações, e suporta a operação em todas as condições climáticas do território brasileiro. Estas características o tornaram indicado para emprego em operações de defesa externa, bem como em Operações de Garantia da Lei da Ordem e em Operações de Manutenção de Paz.

FONTE: EB

Tags: Embraer Defesa e SegurançaRadar Saber M60
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Comentários 5

  1. rene says:
    7 anos atrás

    O radar M-60 deveria ser padrao nao so no EB mas tambem na MB e na FAB e atuar muitas vezes como complemento ao M200, infelizmente o EB tem pouquissimas unidades do radar M60 em uso e so um M200 porque nao tem recursos para comprar mais

    Responder
  2. JUNIOR says:
    7 anos atrás

    Notícias positivas acerca do M 200 em abril/18

    Responder
  3. jose luiz esposito says:
    7 anos atrás

    O que vocês querem que no Brasil alguma coisa de Interesses Nacional caminhe como em outros países , aqui somente os Interesses das Castas Corporativistas Avançam com Rapidez e não faltam dinheiro , o resto que interessa a Nação , que espere , muitas vezes são suspensos , engavetados ou quando ficam prontos apenas queimou Verbas , para mais nada serve , e as FFAA sempre deixaram isto correr , pois brincam de Defesa !

    Responder
  4. mauricio matos says:
    7 anos atrás

    O radar M 200 já está testes não se houve muitas noticias ?

    Responder
    • Gil says:
      7 anos atrás

      Era isso que eu estava pensando, já leva mais de meia década que esse tema do M200 não evoluciona ou não se concretiza de fato.

      Responder

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